Quer apostar na divulgação da sua marca, mas não sabe como elaborar uma campanha de marketing? Quando o assunto são campanhas de marketing, a criatividade não é tudo, e quem se prepara corretamente consegue, através de apenas uma imagem, transmitir a mensagem certa.
Uma campanha de marketing bem desenvolvida não se foca apenas em questões como o design e informações que devem estar nas peças. Ela é uma forma de criar enredo, contar uma história para o público, cativando-o, fortalecendo o relacionamento com a marca e conseguindo conversões.
O processo de como criar uma campanha de marketing pode parecer complexo, mas seguindo uma ordem lógica de forma organizada, acaba por ser mais fácil do que o esperado. Criar um fio condutor enriquece, não só a experiência do público, mas também aumenta as conversões.
6 Passos de como elaborar uma campanha de marketing:
1. Analisar a marca
Antes de pensar em destacar o seu negócio, é fundamental entender como a sua marca está posicionada no mercado, bem como acompanhar as estratégias da concorrência. Para esta etapa, é interessante que se levantem questões sobre fatores internos e externos, como por exemplo, volume de vendas, faturação, lucro, satisfação dos clientes, desempenho dos funcionários, entre tantas outras possibilidades.
Matriz de Porter, Análise SWOT e pesquisas de mercado são algumas das ferramentas disponíveis para desenvolver um diagnóstico adequado.
2. Definir o objetivo da campanha
O Marketing Digital transformou completamente a relação entre a comunicação e a faturação da empresa. Através do uso de métricas concretas e com a possibilidade de monitorar as ações on-line, passou a ser possível entender melhor como o marketing pode impactar os resultados.
Antes de ser criada qualquer campanha, é fundamental entender a finalidade da mesma. Veja alguns exemplos de objetivos de campanha de marketing:
- Lançamento de um produto ou serviço
- Reforço de imagem institucional
- (Re)posicionamento de marca
- Expansão para novos mercados
- Ampliação de público-alvo
3. Definir público-alvo
O perfil do seu cliente deve estar presente no desenvolvimento da sua campanha de marketing. Afinal, é com a descoberta do seu público-alvo que será possível acertar melhor em vários pontos da comunicação, desde a escolha dos meios de comunicação até à linguagem e elementos gráficos usados.
4. Escolher os canais da campanha
Existem diversos meios que uma empresa pode considerar para a divulgação da sua campanha. Cada um destes meios apresenta características distintas, sendo assim fundamental adequar o meio aos objetivos pretendidos. Alguns exemplos de canais:
- Impressa – Ex: jornais, revistas, panfletos
- Massas – Ex: anúncios de TV e rádio
- Exterior – Ex: outdoors, lonas publicitárias
- Digital – Ex: anúncios em redes sociais e motores de busca
5. Desenvolver estratégias
Atualmente, existe um amplo leque para conseguir os resultados esperados com a comunicação e marketing. O ideal é encontrar um modelo que agregue várias estratégias para garantir a maior penetração possível da campanha.
Para isso, é importante acompanhar as novidades e as tendências de mercado, entendendo os canais de comunicação, construindo um plano de comunicação adequado.
Tão importante quanto dados demográficos como classe social, faixa etária e localização geográfica do seu público, é a descoberta de fatores subjetivos como: saber quem influencia essa pessoa, como se sente, quais as suas falas e principais interesses.
É importante que os profissionais envolvidos saibam para quem estão a falar e como podem impulsionar o relacionamento entre a audiência e a empresa.
6. Definir métricas para a monitorização
Um dos fatores que garante o sucesso de uma campanha de marketing são os KPIs. De acordo com o objetivo, as metas e as estratégias usadas, é essencial definir métricas relevantes para serem acompanhadas e consequentemente avaliadas.
Recorrer a profissionais experientes e qualificados é a peça-chave para construir uma campanha de marketing de sucesso. No meio de tantos fatores a ter em conta, é comum investir num meio pouco adequado ao público-alvo e desajustado aos objetivos da sua campanha, resultado num marketing mal sucedido e em perda de investimento. Se não quiser correr esse risco, pode sempre optar pela certeza de que a sua campanha atingirá o fim pretendido, entrando em contacto connosco.
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