Os Tipos de Vídeo-Marketing

Blog post Video Marketing

Cada vez mais se tornam evidentes os impactos da revolução digital na nossa rotina diária. Todos os dias somos bombardeados com uma quantidade imensa de informações que ultrapassa a nossa capacidade de absorção. Assim, torna-se necessário selecionar cuidadosamente o tipo de conteúdo que é apresentado ao público. No entanto, devido à sobrecarga de estímulos que enfrentamos diariamente, procuramos sempre o que nos oferece um maior nível de interatividade. Nesse sentido, os vídeos muitas vezes têm vantagem sobre o conteúdo estático.

Podemos definir como vídeo-marketing o uso de vídeos na estratégia de atração e retenção de clientes, e alguns exemplos disso incluem:

Vídeos Institucionais

Um vídeo institucional é um recurso de comunicação audiovisual desenvolvido para promover a marca e ampliar a notoriedade da empresa, destacando as suas características fundamentais.

Ao contrário dos materiais promocionais, o seu propósito é retratar a missão, visão e valores da entidade, contribuindo para a construção de uma reputação sólida baseada na cultura organizacional e no envolvimento do público com a mesma.

Assim sendo, a sua comunicação engloba componentes como a história da empresa, o seu posicionamento, os princípios que esta segue, testemunhos de clientes e colaboradores, e outros recursos que realçam o seu desempenho.

Vídeos curtos para redes sociais e campanhas publicitárias:

Dado que captar a atenção dos consumidores tem-se tornado cada vez mais difícil, optar por vídeos curtos para promover um produto ou serviço acaba por ser uma excelente opção. Além disso, devido à sua facilidade de consumo, os vídeos curtos tendem a prender o público até ao fim, garantindo assim que toda a mensagem seja absorvida.

Vídeos educacionais:

Um dos grandes benefícios que a internet nos trouxe é a capacidade de aprender a fazer qualquer coisa, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Atualmente, temos acesso a tutoriais sobre como fazer praticamente tudo, e cada vez mais os consumidores recorrem a vídeos para esclarecer as suas dúvidas. Este formato tem sido bem-sucedido por ser uma forma rápida e que dispensa a leitura de textos extensos, oferecendo também suporte visual. Tornou-se uma aposta vantajosa para as empresas, uma vez que podem apresentar os seus produtos/serviços e demonstrar como utilizá-los.

Storytelling:

Como o próprio nome sugere, o storytelling foca-se em contar histórias.

Nos dias de hoje, é necessário cativar o público antes de educar. As pessoas estão cada vez mais interessadas em saber o que uma marca lhes pode oferecer a elas e ao mundo, as suas causas, o impacto real que tem na sociedade e como pode mudar vidas.

Esta estrutura permite transmitir os benefícios de uma oferta sem que pareça que se está a forçar uma venda, envolvendo o cliente e criando empatia com a empresa.

Estudos de caso:

Os estudos de caso têm o potencial de fornecer uma prova social e persuadir potenciais clientes a escolherem a empresa em questão.

Contudo, produzir um vídeo como estudo de caso pode exigir um investimento mais substancial para obter depoimentos dos clientes e mostrar como a marca foi capaz de impactar positivamente a vida das pessoas envolvidas. Mas normalmente compensa.

Entrevistas:

Realizar entrevistas com profissionais respeitados na área em que a empresa atua pode elevar a sua autoridade e certamente é um tipo de conteúdo que atrai a atenção do público-alvo.

Na AXIS Marketing Digital temos uma vasta experiência na criação de vídeos profissionais que ajudam a divulgar e promover a sua empresa. Confira alguns trabalhos de vídeo que temos realizado:

Vídeo Institucional Grupo Empresarial Spatium Petra

Vídeo Institucional José Pinto Cardoso, S. A.

Vídeo Institucional CARM

Vídeo Institucional Aniboot

Quer aderir às novas tendências do digital e não sabe como? Saiba como é que a AXIS Marketing Digital pode ajudar a impulsionar o seu negócio. Contacte-nos para saber mais através do 253 031 855 ou info@axisconsulting.pt.