As métricas de marketing de conteúdo são muito importantes para medir os seus resultados. Apesar das ações de Marketing de Conteúdo envolverem a estratégia de Marketing Digital, as formas de medir os resultados são diferentes. É preciso acompanhar os indicadores que medem especificamente os resultados conquistados com os conteúdos publicados para o público. A partir do acompanhamento constante desses resultados por conseguinte é possível melhorar constantemente a estratégia adotada.
Confira as métricas marketing de conteúdo mais importantes:
1. Tráfego
Saber de onde vem o tráfego (Google, Redes Sociais, email, …) e o tipo de conteúdo que gera mais visualizações irá ajudar a identificar não só os pontos a melhorar, mas também o que já funciona.
2. Tempo de permanência
A quantidade de tempo que os seus visitantes passam no site é um dos melhores indicadores do envolvimento deles com o seu conteúdo. Se os visitantes passam menos de 30 segundos no site, é muito difícil que eles se tornem leads – porque é muito pouco tempo para que as informações presentes sejam assimiladas.
3. Visitantes únicos
Não faz sentido gerar conteúdo de alta qualidade se ninguém estiver a visualizar. Gerar um alto volume de visitantes únicos que passam poucos segundos na sua página não leva a um resultado concreto. É o que eles fazem quando chegam ao seu site, que faz a diferença.
4. Retorno de visitantes
Medir o número de visitantes que voltam ao site informará se o conteúdo alcançou ou não o nível necessário para assim estimular o visitante a procurar mais conteúdos.
5. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição indica a quantidade de pessoas que não estão interessadas no conteúdo, ou seja, isso é contabilizado pelo baixo tempo de permanência na página. Como a monitorização é feita página a página, é possível controlar a taxa de rejeição de cada conteúdo. Assim, caso as páginas tenham alta taxa de rejeição é necessário melhorar a qualidade ou a relevância do conteúdo.
6. Custo-eficência
Para determinar o custo-benefício destas ações, calcule o custo da sua campanha em relação ao valor dos leads gerados. Para obter números precisos, considere também os custos intangíveis – tempo de criação do conteúdo, despesas gerais associadas ao computador e a outros equipamentos.
7. Taxa de cliques
Uma das métricas importantes é a taxa de cliques em links – com destaque para as call to action. Quanto maior é o número de cliques, maiores são assim as hipóteses de transformar esses visitantes em leads.
8. Downloads/formulários preenchidos
Realizar downloads de materiais ou preencher formulários de contacto também são indicativos bastante positivos, ficando assim a saber quais são os conteúdos que geram mais envolvimento com a marca/serviço.
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