Marketing de Conteúdo

marketing de conteudo

Através do marketing de conteúdo o seu publico quer conteúdos valiosos do seu negócio. O conteúdo de qualidade é capaz de estabelecer um relacionamento de confiança entre a sua marca e o público. Depois de adquirir a confiança do seu publico, aumenta o tráfego do seu site e garante uma audiência fiel, muitas vezes, de forma orgânica.

Esse conteúdo precisa de chegar à sua audiência de forma que pareça natural e orgânica e o marketing de conteúdos ajuda as empresas a fazê-lo, e como resultado, aumentar as conversões, melhorar o conhecimento da marca, aumentar as receitas, estabelecer-se como um líder da indústria, e muito mais.

Quer esteja apenas a começar a delinear uma estratégia ou a melhorar a já existente, nunca faz mal reavaliar o seu processo e encontrar novas formas de criar e partilhar o conteúdo que o seu público deseja.

O QUE É O MARKETING DE CONTEÚDO?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing de planeamento, criação e distribuição de conteúdos relevantes (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda o público-alvo a resolver problemas e vira uma autoridade no assunto. Ao fazê-lo, o seu conteúdo será mais autêntico, envolvente, e adaptado ao seu público, aumentando assim o conhecimento da marca, vendas, compromisso e lealdade.

O objetivo consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DO MARKETING DE CONTEÚDO:

 

1. Aumentar sua visibilidade na internet

Marketing de Conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site e demanda as boas práticas de SEO, que ajudam no posicionamento nos mecanismos de busca. O algoritmo de busca do Google tem-se vindo a desenvolver muito e já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Dados como CTR na SERP, tempo de permanência na página e qualidade dos links referenciados no texto são analisados e influenciam no rankeamento. Alcançando os primeiros lugares, há mais tráfego orgânico e relevância da marca.

2. Aumentar a interação com sua marca

Marketing de Conteúdo funciona como um canal de interação entre a sua marca e os seus clientes, assim eles podem conversar com a sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões. Por exemplo, abordar determinado tema e educar a audiência é uma boa forma de se fazer conhecido num novo mercado. Com Marketing de conteúdo conseguirá a atenção da audiência e fazer com que esta compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais, por exemplo, é uma forma de publicidade espontânea. Seja através de blog, central de ajuda, vídeo ou nas redes sociais, o conteúdo que cria pode ter alto potencial de engajamento.

3. Nutrir sua base de leads

Atualmente, marketing digital exige a criação de confiança e de relacionamento com a audiência, para que futuras vendas aconteçam. Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível nutrir os seus Leads com material relevante que irá prepará-los até que decidam fazer uma compra. Dessa forma, não descarta diretamente um prospect despreparado, e sim posterga a compra para uma ocasião mais favorável.

4. Reduzir o custo de aquisição de clientes

Ao investir em Marketing de Conteúdo e em SEO, naturalmente novos potenciais clientes irão aceder ao seu site de forma orgânica e recorrente, sem que precise se esforçar mais para isso nem ter custos extra. Assim, o custo de aquisição de cada cliente irá ter uma redução inevitável.

O marketing de conteúdo também é uma forma de conseguir vender mais, inclusive para quem já é cliente. Além disso, consegue trabalhar o upselling e aumentar o ticket médio. Para além de gastar menos com cada cliente ainda aumenta o lucro por cliente.

5. Ganhar confiança do público e adquirir propagadores de sua marca

Ao produzir conteúdo de qualidade a sua empresa torna-se uma autoridade no mercado e, consequentemente, ganha confiança. Criar autoridade é importante, ainda que a venda não aconteça no mesmo instante. É a partir disso que a empresa fica na mente do público, que pensará na sua marca quando precisar de um produto. Uma empresa que está investindo tempo para produzir conteúdo gratuito para seus clientes e entregando valor para essas pessoas certamente será lembrada com muito mais força quando comparada a uma concorrente que não faz o mesmo. Além do mais, ao falar sobre suas personas e não sobre sua empresa, cria as chances de que esse público propague sua marca pela rede de contatos, uma vez que, satisfeitos por terem problemas solucionados, poderão compartilhar o seu conteúdo com os amigos que possuem as mesmas dores.

6. Melhorar a experiência pós-venda

Pode ser um FAQ, uma central de ajuda, uma formação online ou mesmo Email Marketing focado no cliente. Fazer marketing de conteúdo é uma força considerável para garantir a retenção e fidelização de clientes. Uma boa experiência no pós-venda é fundamental para que o seu cliente continue utilizando os serviços ou produtos da sua empresa mais tempo.


A criação de conteúdos é um processo interativo que compensa tremendamente com o seu público. Há várias formas de utilizar conteúdos para aumentar as receitas, aumentar o conhecimento e reconhecimento da sua marca, e construir relações com os seus potenciais e atuais clientes.

E não se esqueça de extrair mais valor de cada peça de conteúdo que criar.

Para começar, determine que tipo de conteúdo funciona melhor para o seu negócio e audiência, e desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo para começar a impulsionar os seus resultados hoje.

Uma vez que tenha o processo de criação de conteúdo finalizado, será capaz de gerar trabalho criativo que não só encanta o seu público como também faz crescer o seu negócio.


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