Atualmente, os consumidores dão grande importância às campanhas de comunicação e publicidade inclusiva e esperam que as marcas cumpram as suas promessas, ou seja, não só em termos de posicionamento e comunicação, mas também de forma transversal a toda a empresa, uma vez que a sociedade está cada vez mais sensível ao método de implementação desta prática. Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer o marketing inclusivo
No que consiste o marketing inclusivo?
O Marketing Inclusivo é uma nova tendência que tem despertado interesse dado que, várias empresas passaram a incluir grupos minoritários nas decisões de marketing mix e nas suas estratégias de comunicação dando ênfase à diversidade, equidade e inclusão (DEI). Ou seja, criam estratégias que representam o mundo real inserindo grupos que foram, anteriormente, negligenciados pela comunicação.
Este tipo de marketing tem como objetivo enaltecer e reconhecer as diferenças, fazendo com que a publicidade seja um reflexo da sociedade deixando certos estereótipos de lado através de uma ótica multirracial e multicultural.
Como as marcas devem adotar o Marketing Inclusivo
São os consumidores que monitorizam a utilização deste comportamento por parte das marcas, apoiando assim as que aderem a este movimento e as que fazem dos esforços DEI uma prioridade.
A forma dos marketeers e as marcas fazerem o mesmo de maneira autêntica será reexaminando novos modelos assentes em certos princípios:
Garantir que as equipas e fornecedores refletem o mercado
Assumir um posicionamento de Marketing Inclusivo exige inclusão da própria equipa interna da empresa. Os colaboradores serão a chave para o sucesso, estes devem refletir o mercado reduzindo a distância cultural e demográfica entre a marca e o público-alvo.
Integrar vozes diversas nos meios de comunicação:
Integrar as diferenças no plano de marketing possibilita que consumidores com características específicas e diferentes perspetivas identifiquem-se com os comportamentos representados pela marca. Os diretores de marketing são constantemente a primeira linha para o cliente, e por isso, devem monitorizar e trazer as necessidades das comunidades para a organização apresentando essas vozes e caras em campanhas. É importante considerar estas vivências simples, mas reais e inseri-las na comunicação das marcas de forma natural.
Criar compromissos mensuráveis:
Como referido anteriormente, os consumidores consideram que as promessas de diversidade e inclusão das marcas sejam realmente cumpridas. Assim, é fundamental que os objetivos DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) das marcas não sejam apenas mais uma tarefa realizada, mas criar resultados reais e mensuráveis através de ações reais.
Assim, os profissionais de marketing podem ajudar as suas organizações não só a melhorar as suas mensagens, mas também apoiar a transformação da mesma numa organização mais diversificada, equitativa e inclusiva garantindo uma mensagem com autenticidade.
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