Storytelling para marcas

importancia do storytelling

Todas as marcas têm uma história e a sua não é exceção, mas sabe como contá-la? O storytelling para marcas vai para além da simples transmissão de mensagens publicitárias, tornando-se numa ferramenta estratégica poderosa para criar identidade e gerar empatia.

Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. Uma boa história é autêntica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal, não só inspira as pessoas a agir e a mudar, mas também canaliza energia para a mensagem. Além disso, é um método que promove o negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta.

Aqui estão algumas dicas para implementar o storytelling de forma eficaz para marcas:

As histórias conseguem:

  • Captar a atenção;
  • Criar empatia;
  • Despertar emoções;
  • Entreter e persuadir.

Para criar uma boa história deverá ter em conta os seguintes fatores:

  • Passar uma mensagem;
  • Usar palavras e vocabulário adequado;
  • Criar um enredo interativo;
  • Apostar em personagens reais com que o público se identifica;
  • Utilizar conteúdo visual, tais como: imagens, ilustrações e vídeos;
  • Conseguir despertar emoções e usar diálogos realistas;
  • Ter um conflito facilmente identificado e que é resolvido;

Como posso usar o storytelling no meu negócio?

Crie histórias reais e únicas

Numa altura em que estamos rodeados de informação e publicidade por todos os meios é preciso inovar e envolver emocionalmente o cliente. Fazer com que o cliente deseje o produto / serviço e sinta vontade de o adquirir, ainda que não tenha essa necessidade conscientemente. Vivemos numa era de experiências com o cliente, onde a relação com a marca se tem revelado tão importante assim como a venda. É preciso que a história contada gere um clique. Por isso, é que o Storytelling é tão importante, porque reforça o sentimento de fidelização à marca, através do envolvimento emocional com as histórias, afirma valores e identidade e gera confiança junto dos clientes. Lembre-se que parte das decisões humanas são emocionais.

 

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