Todas as marcas têm uma história e a sua não é exceção, mas sabe como contá-la? O storytelling para marcas vai para além da simples transmissão de mensagens publicitárias, tornando-se numa ferramenta estratégica poderosa para criar identidade e gerar empatia.
Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. Uma boa história é autêntica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal, não só inspira as pessoas a agir e a mudar, mas também canaliza energia para a mensagem. Além disso, é um método que promove o negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta.
Aqui estão algumas dicas para implementar o storytelling de forma eficaz para marcas:
As histórias conseguem:
- Captar a atenção;
- Criar empatia;
- Despertar emoções;
- Entreter e persuadir.
Para criar uma boa história deverá ter em conta os seguintes fatores:
- Passar uma mensagem;
- Usar palavras e vocabulário adequado;
- Criar um enredo interativo;
- Apostar em personagens reais com que o público se identifica;
- Utilizar conteúdo visual, tais como: imagens, ilustrações e vídeos;
- Conseguir despertar emoções e usar diálogos realistas;
- Ter um conflito facilmente identificado e que é resolvido;
Como posso usar o storytelling no meu negócio?
Crie histórias reais e únicas
Numa altura em que estamos rodeados de informação e publicidade por todos os meios é preciso inovar e envolver emocionalmente o cliente. Fazer com que o cliente deseje o produto / serviço e sinta vontade de o adquirir, ainda que não tenha essa necessidade conscientemente. Vivemos numa era de experiências com o cliente, onde a relação com a marca se tem revelado tão importante assim como a venda. É preciso que a história contada gere um clique. Por isso, é que o Storytelling é tão importante, porque reforça o sentimento de fidelização à marca, através do envolvimento emocional com as histórias, afirma valores e identidade e gera confiança junto dos clientes. Lembre-se que parte das decisões humanas são emocionais.
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