O que esperar do Marketing Digital em 2021?

Marketing Digital em 2021

Se tem uma agência de Marketing Digital já saberá que 2021 será um ano de consolidação da mudança. 2020 foi um ano disruptivo devido à pandemia, onde o ecossistema do digital acentuou o protagonismo que já tinha vindo a ganhar ao longo dos últimos anos.

2021 será um ano de dificuldades, mas também de oportunidades. Algumas foram já observadas e a tendência será robustecerem-se nos próximos meses. Vejamos: nunca esteve tanta gente online como em 2020 e nunca as marcas fizeram chegar à Internet tanto conteúdo. O marketing de conteúdo foi estratégico para toda e qualquer agência de Marketing Digital ou agência de SEO no mercado.

Quais as tendências para o mercado e no trabalho de uma agência de Marketing Digital? Como pode contribuir uma agência de SEO? Quais os desafios de uma agência de SEO? Para além da consolidação do e-commerce, das estratégias omnichannel, dos avanços da Inteligência Artificial ao serviço do Marketing Digital – via chatbots, por exemplo – e das potencialidades dos lives.

4 tendências do marketing digital em 2021:

Micro influencers

Os micro influencers têm entre 1000 e 100.000 seguidores sendo assim, por norma, líderes de opinião numa determinada indústria ou tópico, tendo uma relação mais forte com os seus seguidores do que influencers com mais seguidores. As taxas de engagement dos micro influencers são bem mais interessantes do que a dos influencers mais célebres. Porém têm uma audiência mais uniforme, o que facilita passar uma mensagem de forma mais simples e através de conteúdos mais autênticos. Resumindo: uma agência de marketing digital deve ter atenção a estes players. Até mesmo uma agência de SEO deve ter alguns destes micro influencers debaixo de olho para captar tráfego orgânico.

Mobile First

A versão mobile do seu site – e não a versão para desktop – será aquela a ser indexada pelo motor de busca do Google a partir de Março de 2021. É a resposta do Google ao comportamento dos utilizadores. Por exemplo, dados recentes indicam que 3 em cada 5 pesquisas na Internet são feitas através de dispositivos móveis e que cerca de 77% das pesquisas efetuadas são feitas em casa e no trabalho. Quer isto dizer que o trabalho de uma agência de Marketing Digital terá que ter o mobile em mente quando preparar, por exemplo, uma estratégia de conteúdos, enquadrada com estratégia de social media e SEO.

Agência de SEO: uma peça estratégica

Sabemos da importância do SEO para melhorar os seus resultados orgânicos. Mas uma agência de SEO hoje em dia faz muito mais, e uma agência de SEO que se queira destacar em 2021 terá que ter em conta mais do que resultados orgânicos. Tudo porque, como já referimos, o Google tem vindo a adaptar-se aos comportamentos dos utilizadores. Isso traduz-se, neste caso, na simplificação de processos. O Google quer que os utilizadores cheguem de forma rápida à informação pretendida na sua pesquisa. Uma agência de SEO olhará cada vez mais para detalhes como os featured snippets, os rich snippets e o Google My Business, e para técnicas que destaquem os seus clientes nas páginas de respostas a perguntas, por exemplo.

Data driven Marketing

Uma agência de Marketing Digital que se queira destacar em 2021 terá que saber usar os dados como nunca. Um plano de marketing posto em prática por uma agência de Marketing Digital deve ter os KPI’s bem definidos e analisar as métricas que se podem extrair em tempo real. Essa informação permite ir afinando estratégias – e gerar mais resultados. Nunca o Google Analytics foi tão importante para medir o sucesso de uma agência de Marketing Digital.

Fonte: Meios e Publicidade

 

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