A medida de Internacionalização via E-commerce está inserida no programa de Comércio Digital e visa o investimento no desenvolvimento de serviços de suporte aos processos de internacionalização das PME, nomeadamente em sensibilização, capacitação e consultoria.
Mas …
/Quais as prioridades?
- A sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais
- O apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenham experiência internacional consolidada.
/Quem pode beneficiar da medida da medida Internacionalização via E-commerce?
São elegíveis as PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica que pretendam dinamizar as exportações online de produtos portugueses nos mercados internacionais.
/Existem condições específicas de acesso?
Sim, a empresa deve seguir os seguintes critérios:
-Ter a empresa legalmente constituída com regime de contabilidade organizada;
– Executar o projeto em 12 meses;
– Apresentar uma situação líquida positiva na IES de 2021 ou apresentar um balanço intercalar posterior certificado pelo ROC;
– Realizar previamente o Diagnóstico E-commerce no site Portugal Exporta;
– Visar a exportação dos produtos e serviços;
– Apresentar / justificar uma estratégia sólida de internacionalização.
/Que despesas são consideradas elegíveis?
– Equipamentos e software relacionado com o projeto;
– Estratégias aplicadas a canais digitais para a gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
– User-Centered Design (UX): estratégias digitais centradas na melhoria da experiência do cliente;
– Plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e E-commerce;
– Lojas próprias online e marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão;
– Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico;
– Social Media Marketing – redes sociais;
– Content Marketing: conteúdos digitais (texto, imagens, animações ou vídeos);
– Display Advertising: anúncios em sítios de terceiros, incluindo motores de busca;
– Mobile Marketing: adaptação em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
– Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise de dados relevantes para processos de gestão e tomada de decisão;
– Recursos humanos com o mínimo de qualificação nível 6 (Licenciados) com competências em e-commerce e marketing digital;
-Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
-Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas.
/As despesas têm limites?
- 10 000€ e 25 ooo€, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
- 25 000€ a 85 000€, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.
/Qual o montante de apoio da medida Internacionalização via E-commerce?
Taxa de financiamento: 50% Fundo Perdido.
/Até quando está a decorrer o apoio?
As candidaturas estão abertas até ao até ao limite da dotação orçamental prevista, de €4,5 milhões. É importante ter em consideração que as candidaturas com Decisão Favorável serão selecionadas por ordem de entrada.
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