Customer Intelligence

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O Customer Intelligence baseia-se nas informações extraídas dos sistemas existentes de suporte ao negócio(CRM, BI, POS, ou outra fonte de dados) e é uma componente a considerar independentemente do grau de transformação digital ou de automatização da organização. Possibilita acompanhar as dinâmicas do ciclo de vida dos clientesdelinear as respectivas estratégias em termos de captaçãoretenção(prevenir o churn ou construir propostas de up-selling ou cross-selling) ou reactivação e monitorizar a evolução das métricas associadas.

O Customer Intelligence dá as respostas fundamentadas e assertivas que conduzirão a mais e melhores vendas, com maior rentabilidade e grau de proximidade aos clientes.

O que é o Customer Intelligence?

De um modo geral pode ser explicado como uma estratégia para recolher informações e dados dos consumidores de uma empresacom o propósito de entender as suas açõesconstruir e fortalecer a relação entre as duas partes. São assim, ferramentas tecnológicas utilizadas para entender as interações dos clientes nos mais diversos canais de relacionamento, redes sociais, sites de busca, entre outros.

 

Quais os clientes a considerar no plano de acções anti-churn para este ano? Como aumentar as vendas nos principais clientes? Qual a melhor oferta para as campanhas de angariação de novos clientes? Quais os targets a atingir este semestre e que fariam sentido propor à equipa?

As métricas essenciais, como o volume de clientes activos, o rácio de captação de novos clientes, o ticket médio de compra, a percentagem de churn, ou o nível de satisfação dos clientes, impactam diretamente o volume de negócios e rentabilidade. No entanto, garantir respostas de qualidade requer uma abordagem holística e analítica, compreendendo as dimensões qualitativas provenientes das interações dos clientes. O Customer Intelligence tem a missão de desvendar o potencial dos clientes, impulsionar a fidelização e satisfação, impactando positivamente o valor da marca.

 

Como iniciar esta transformação, que coloca o cliente no centro de decisão da atividade? 

Os passos cruciais para uma abordagem centrada no cliente incluem a mudança para uma cultura data-driven e a compreensão da diversidade dos clientes. A agregação de interações no registo único do cliente, usando Advanced Analytics, é vital. Isto permite uma compreensão mais profunda dos diferentes grupos e a personalização eficaz da interação com cada cliente, impulsionando o engagement com a marca.

Em síntese, o Customer Intelligence, baseado em dados de sistemas como CRM, BI e POS, é crucial independentemente do nível de transformação digital. Permite acompanhar o ciclo de vida dos clientes, desenvolver estratégias para captação, retenção e reativação, e monitorizar métricas. Essa abordagem fornece respostas fundamentadas para impulsionar vendas, rentabilidade e proximidade ao cliente, garantindo resultados mais sólidos e assertivos.

Fonte: Marketeer

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