À conversa com um Chatbot

Chatbot

À medida que as pessoas pesquisam, querem a informação de que necessitam o mais rapidamente possível, já pensou em como ajudar os seus utilizadores a informarem-se sobre a sua empresa mais facilmente? Se hoje se pergunta se o seu negócio deve ou não criar um chatbot, está a fazer a pergunta errada. O envio de mensagens já é um grande canal de marketing, então um robot que conversa com pessoas via chat é a inovação que precisa para fornecer um atendimento de 24 horas ao seu publico. 

No que consiste um chatbot?

Existe uma grande variedade de chatbots. Eles podem ser baseados em regras ou alimentados por inteligência artificial (IA), e ambos vão mudar drasticamente o processo de desenvolvimento de um chatbot.

Chatbots baseados em regras podem ter suas possibilidades resumidas por um conjunto de fluxogramas: conforme os comandos e respostas do usuário, o chatbot vai seguindo um ou outro caminho.

Os chatbots mais avançados são um programas de computador alimentados pela Inteligência Artificial e Machine Learning, com o objetivo de viabilizar uma comunicação automatizada e eficiente. Estas tecnologias ajudam-no a compreender pedidos complexos, a personalizar as respostas, e a melhorar as interações ao longo do tempo. 

A minha empresa precisa de um Chatbot?


Empresas utilizam chatbots principalmente em áreas como marketing e vendas para aprimorar a interação com os clientes. Vamos comentar um pouco sobre cada uma. Confira!

Automatizar as vendas 

Os Bots podem substituir tarefas repetitivas automatizando processos, podem ser inseridos em várias etapas de um processo de vendas, auxiliando os leads até à venda. Nesse caso, eles são auxiliares no funil de vendas aumentando as conversões. Assim, os profissionais podem passar a atuar nas etapas finais das vendas e no atendimento ao cliente, em pedidos mais específicos, que os robôs teriam que ter programações mais complexas.  

Qualificação de leads

Para se relacionar com leads e clientes. Os chatbots podem promover uma verdadeira revolução no Marketing de Conteúdo, oferecendo conteúdos de entretenimento ou de consumo rápido. Por exemplo, para empresas no segmento de desportos radicais, informações específicas sobre a previsão do tempo são conteúdos relevantes e de fundo de funil. Por que não oferecer via chatbot?

A integração com o Facebook Messenger e o Whatsapp permitiu que novas possibilidades de uso pudessem ser realizadas. A qualificação de leads é uma delas, já que os bots podem direcionar para outras etapas do funil ou encaminhar para a conversão.

Chatbots permitem falar com os usuários onde eles estão pois possibilitam usar como canal de relacionamento os aplicativos que as pessoas já utilizam: Messenger, Skype, Telegram e, quem sabe em um futuro próximo, Whatsapp. Como as pessoas já conhecem esses aplicativos, elas só precisam abrir uma conversa com o seu chatbot e começar a interagir!

E-commerces, por serem empresas exclusivamente online, são um dos principais mercados que aderem ao uso de robôs virtuais para qualificar seus leads, reduzindo o tempo gasto de atendentes e vendedores.

Atendimento ao cliente

Também pode otimizar o processo de atendimento ao cliente e encaminhar os clientes de acordo com a necessidade. Todo processo de atendimento ao cliente possui casos que se repetem com frequência: pedidos de informação, acompanhamentos, pequenas alterações cadastrais, agendamento de visitas, trocas, fazer novas compras, verificar onde se encontra o pedido, entre outros.

Mas para implementar esta solução no seu negócio, muitos são os cuidados. É muito importante alinhar o canal à sua estratégia, pensar na experiência que deseja oferecer e, claro, estar pronto para recolher os feedbacks dos usuários e evoluir o seu chatbot a partir deles.


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