Dropshipping: um modelo de negócios e uma solução?

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Quer pretenda iniciar um novo negócio de comercio eletrónico ou apenas expandir os produtos que oferece, manter o inventário é uma preocupação constante. Quer precise do espaço ou da mão-de-obra para manter todos os seus produtos ao seu alcance e contabilizados a todo o momento, o facto é que esta preocupação em particular pode ser o fim de uma atividade ou projeto empresarial.

No que consiste

O dropshipping é um modelo de negócio que permite que os proprietários de lojas atendam as encomendas diretamente de um grossista ou fabricante. Por outras palavras, vende os produtos no seu site e o fabricante cria o produto, faz o inventário, faz o embalamento e envia as encomendas diretamente ao cliente em nome do retalhista, e todos ganham. Isso significa que não tem de se preocupar com a gestão de inventários ou expedição.

Dropshipping – No que consiste

Os prós e contras do dropshipping

Prós

Baixo investimento:

É até possível abrir um e-commerce sem a necessidade de investir previamente em inventario, que é a principal fonte de despesa de um negócio. Terá um catálogo completo de produtos sem possuir nenhum.

Localização flexível:

Desde que tenha acesso à internet, pode criar um negócio de dropshiping pois só precisa de estar online para gerir o negócio, vender os produtos e comunicar com os fornecedores e clientes.

Amplo catálogo de produtos:

Como não precisa de comprar para inventário, poderá vender qualquer produto que deseje desde que tenha acesso a um fornecedor desses produtos que aceite os seus termos. 

Menos aborrecimentos:

O facto de não ter de lidar com inventário, nem embalagem, nem expedição, será um alívio de stress, além de também permitir que se foque noutros aspetos fulcrais como o marketing e o crescimento do negócio.

Contras

Margens mais baixas:

Além de ser um nicho altamente competitivo, os custos indiretos são tão pequenos que muitos produtos acabam por ser vendidos a preços baixos objetivando aumento de rendimento por via de maior volume de vendas. Ou seja, precisa de vender substancialmente mais para obter uma facturação aceitável. Certifique-se de que está pronto a investir em algo que diferenciará a sua loja, como suficiente investimento em formação, diferenciação e/ou construção de um nicho de mercado único.

Problemas com o inventário:

Ao colocar o inventário nas mãos de terceiros, acaba por perder o controlo da quantidade de produto que tem disponível. Isto pode resultar em que determinados momentos tenha stock suficiente para as suas encomendas e noutros já não conseguir cumprir com as encomendas.

Competição:

Tal como teve acesso a este fornecedor, muitas outras pessoas também o tiveram. Portanto, existe uma grande probabilidade de vender o mesmo produto que muitas outras empresas, tornando mais difícil destacar-se.

Erros do fornecedor:

Ao colocar toda a responsabilidade do produto no fornecedor, estará a abandonar a hipótese de ter um produto personalizado e, principalmente, de controlar esse produto. Correrá também o risco de ter produtos enviados com defeito e/ou mal embalados sem o seu controlo direto, e precisará de arcar com as consequências pois a venda foi sua.

Agora já sabe o que é dropshipping, as suas vantagens e desvantagens ao aplicá-lo no seu negócio. Defina o seu modelo de negócio de forma sábia e informada.