Dropshipping: um modelo de negócios e uma solução?

Quer pretenda iniciar um novo negócio de comercio eletrónico ou apenas expandir os produtos que oferece, manter o inventário é uma preocupação constante. Quer precise do espaço ou da mão-de-obra para manter todos os seus produtos ao seu alcance e contabilizados a todo o momento, o facto é que esta preocupação em particular pode ser o fim de uma atividade ou projeto empresarial, a menos que descubra a vantagem do dropshipping, uma solução para simplificar o processo de venda online. Neste modelo, o e-commerce opera sem a necessidade de dispor de stock próprio, uma vez que o responsável por essa etapa é o próprio fornecedor, e não o retalhista.

No que consiste

O dropshipping é um modelo de negócio que permite que os proprietários de lojas atendam as encomendas diretamente de um grossista ou fabricante. Por outras palavras, vende os produtos no seu site e o fabricante cria o produto, faz o inventário, faz o embalamento e envia as encomendas diretamente ao cliente em nome do retalhista, e todos ganham. Isso significa que não tem de se preocupar com a gestão de inventários ou expedição.

Apesar de parecer fácil, não o é, pois precisa de ter a certeza de estar a trabalhar com fabricantes e grossistas de confiança, que não tirem partido de si ou dos seus clientes. Caso contrário ganhará má reputação e perderá a confiança dos clientes.

Dropshipping – No que consiste
Os prós e contras do dropshipping

Como qualquer outra coisa, há vantagens e desvantagens para o dropshipping.

Prós
  • Baixo investimento: é até possível abrir um e-commerce sem a necessidade de investir previamente em inventario, que é a principal fonte de despesa de um negócio. Terá um catálogo completo de produtos sem possuir nenhum.
  • Localização flexível: desde que tenha acesso à internet, pode criar um negócio de dropshiping pois só precisa de estar online para gerir o negócio, vender os produtos e comunicar com os fornecedores e clientes.
  • Amplo catálogo de produtos: Como não precisa de comprar para inventário, poderá vender qualquer produto que deseje desde que tenha acesso a um fornecedor desses produtos que aceite os seus termos. 
  • Menos aborrecimentos: O facto de não ter de lidar com inventário, nem embalagem, nem expedição, será um alívio de stress, além de também permitir que se foque noutros aspetos fulcrais como o marketing e o crescimento do negócio.
Contras
  • Margens mais baixas: Além de ser um nicho altamente competitivo, os custos indiretos são tão pequenos que muitos produtos acabam por ser vendidos a preços baixos objetivando aumento de rendimento por via de maior volume de vendas. Ou seja, precisa de vender substancialmente mais para obter uma facturação aceitável. Certifique-se de que está pronto a investir em algo que diferenciará a sua loja, como suficiente investimento em formação, diferenciação e/ou construção de um nicho de mercado único.
  • Problemas com o inventário: Ao colocar o inventário nas mãos de terceiros, acaba por perder o controlo da quantidade de produto que tem disponível, podendo num determinado momento ter que chegue para todas as suas encomendas e noutro já não ter como cumprir as encomendas, e ter de se desculpar ao cliente pelos atrasos ou até não entregas.
  • Competição: tal como teve acesso a este fornecedor, muitas outras pessoas o terão também, ou seja, há grandes hipóteses de vender o mesmo produto que muita outras empresas, tornando-se assim mais difícil destacar-se e mais provável sofrer de concorrência muito mais feroz.
  • Erros do fornecedor: Ao colocar toda a responsabilidade do produto no fornecedor, estará a abandonar a hipótese de ter um produto personalizado e, principalmente, de controlar esse produto. Correrá também o risco de ter produtos enviados com defeito e/ou mal embalados sem o seu controlo direto, e precisará de arcar com as consequências pois a venda foi sua. Aos olhos do cliente, a culpa é sempre do vendedor, o que levará à descredibilidade da marca e a um pedido de desculpas que custará caro ao vendedor.

Agora já sabe o que é dropshipping, as suas vantagens e desvantagens ao aplicá-lo no seu negócio. Defina o seu modelo de negócio de forma sábia e informada.