De acordo com um estudo da Marktest, mais de 60% dos portugueses, totalizando 5,2 milhões de consumidores com mais de 15 anos, realizam compras online. Os dados são da 1.ª vaga de 2022 do Barómetro E-Commerce, e demonstram um crescimento de 4.2 pontos percentuais face aos dados de 2021.
Frequência de compras online
O estudo indica que não é só o hábito de compra online que está a aumentar. A frequência de compra acompanha esta tendência e o número de portugueses que fazem compras pelo menos uma vez por mês cresceu de 40,3% para 43,8%.
Este crescimento dá-se de forma quase homogénea entre homens e mulheres, com ganhos de 4 pontos percentuais entre compradores do sexo masculino, para 63,8%, e de 4.2 pontos percentuais entre as compradoras online, para 58,2%.
Faixa etária
Embora esta primeira vaga do estudo revele que, entre 2021 e 2022, o crescimento mais significativo no volume de compradores online em Portugal se tenha registado na faixa etária entre os 45 e os 54 anos, com um aumento de 57,4% para 64,1%. No entanto continuam a ser as gerações mais jovens as que apresentam os indicadores mais assinaláveis na rotina de comprar online.
Nestes, 92,4% dos inquiridos com idades entre os 15 e os 24 anos e 92,1% dos da faixa entre os 25 e os 34 anos assume o hábito de comprar através de plataformas ou sites de comércio electrónico.
Tem loja física mas ainda não está presente no online? Esta é a altura ideal para investir.
Nós ajudamos! Clique aqui para saber mais sobre o nosso serviço de Website e Loja Online.
Fonte: Marketeer
Leia Também: