Quem tem um hotel ou alojamento local sabe que, sem clientes, o negócio não vai correr bem. Hoje em dia, a comunicação boca a boca já não é suficiente para atrair o consumidor. Assim, colocar um anúncio bem estruturado numa plataforma de reservas, ou criar um website próprio com sistema de reservas pode ser o impulso que faltava para atingir o sucesso. Vejamos qual a diferença entre um website próprio vs plataformas de reservas.
E qual destas duas será a melhor opção? Website vs plataformas de reservas
Plataforma de Reservas
Não há como negar: as plataformas de reservas são um instrumento que veio facilitar a marcação de alojamento para férias. Servem de ponte entre o hotel ou o estabelecimento de alojamento local e o consumidor e, na generalidade, são intuitivas, permitem comparar preços, verificar disponibilidades, ajustar na pesquisa do orçamento através do uso de filtros, e sobretudo fazer reservas.
Características plataforma de reservas:
- Facilita a marcação de alojamento para férias
- Pagamento de comissões aos marketplaces
- Contacto indireto entre alojamento e consumidor
- Muita variedade de oferta
- Dificuldade para solucionar possíveis problemas na ótica do consumidor
- Insegurança no pagamento: cibercrimes existentes
- Insegurança quanto às reais condições do alojamento
Website Próprio com Sistema de Reservas
Como o nome indica, ter o seu próprio sistema de booking num site independente dos tradicionais sites e booking, permite-lhe acesso a um novo canal de vendas, e uma enorme poupança nas comissões pagas aos marketplaces. O site de um hotel tem um papel fundamental na relação com o hóspede, permitindo a gestão de marcações de forma segura, assim como a possibilidade de criar e gerir condições especiais para clientes fidelizados.
Características website próprio com sistema de reservas:
- Facilita a marcação de alojamento para férias
- Aumenta a reputação do seu alojamento
- Contacto íntimo entre alojamento e consumidor
- Possibilidade de promoções para clientes fidelizados
- Oferta especializada
- Possíveis divergências resolvidas ao minuto
- Segurança no pagamento
- Confiança nas estruturas do alojamento – fotografias reais
Cerca de metade dos turistas em Portugal preferem reservar diretamente com os alojamentos em vez de utilizarem as plataformas de reserva.
Ter um website para o seu AL é indispensável para captar mais reservas diretas e, assim, poupar nas comissões de reserva pagas às plataformas de reserva. Cada website é feito por medida e ajustado às características do seu alojamento, isto é de forma a que possa cativar a atenção do cliente, tirando o maior partido desta importantíssima ferramenta de trabalho.
A verdade é que existem tantas plataformas de reserva, que muitas vezes os arrendatários acabam por colocar o seu alojamento num local inadequado, sem atingir o público certo. Pelo contrário, cada website contém um conjunto de características únicas indo ao encontro dos seus clientes.
A tendência de automatização de processos internos do hotel é uma mudança que veio para ficar. Afinal, a pandemia acelerou processos tecnológicos como nunca antes visto. Atualmente, concentrar as reservas no próprio site do hotel, com promoções exclusivas e dedicadas ao interesse do hóspede constitui uma vantagem competitiva.
Estes são uns dos motivos que comprovam a importância de ter um website próprio com sistema de reservas, e se ficou convencido, não hesite em entrar em contacto connosco para dar o próximo passo!