Website com sistema de reservas vs Plataformas de Reservas

website reservas

Quem tem um hotel ou alojamento local sabe que, sem clientes, o negócio não vai correr bem. Hoje em dia, a comunicação boca a boca já não é suficiente para atrair o consumidor. Assim, colocar um anúncio bem estruturado numa plataforma de reservas, ou criar um website próprio com sistema de reservas pode ser o impulso que faltava para atingir o sucesso. Vejamos qual a diferença entre um website próprio vs plataformas de reservas.

E qual destas duas será a melhor opção? Website vs plataformas de reservas

Plataforma de Reservas

Não há como negar: as plataformas de reservas são um instrumento que veio facilitar a marcação de alojamento para férias. Servem de ponte entre o hotel ou o estabelecimento de alojamento local e o consumidor e, na generalidade, são intuitivas, permitem comparar preços, verificar disponibilidades, ajustar na pesquisa do orçamento através do uso de filtros, e sobretudo fazer reservas.

Características plataforma de reservas:

  • Facilita a marcação de alojamento para férias
  • Pagamento de comissões aos marketplaces
  • Contacto indireto entre alojamento e consumidor
  • Muita variedade de oferta
  • Dificuldade para solucionar possíveis problemas na ótica do consumidor
  • Insegurança no pagamento: cibercrimes existentes
  • Insegurança quanto às reais condições do alojamento

Website Próprio com Sistema de Reservas

Como o nome indica, ter o seu próprio sistema de booking num site independente dos tradicionais sites e booking, permite-lhe acesso a um novo canal de vendas, e uma enorme poupança nas comissões pagas aos marketplaces. O site de um hotel tem um papel fundamental na relação com o hóspede, permitindo a gestão de marcações de forma segura, assim como a possibilidade de criar e gerir condições especiais para clientes fidelizados. 

Características website próprio com sistema de reservas:

  • Facilita a marcação de alojamento para férias
  • Aumenta a reputação do seu alojamento
  • Contacto íntimo entre alojamento e consumidor
  • Possibilidade de promoções para clientes fidelizados
  • Oferta especializada
  • Possíveis divergências resolvidas ao minuto
  • Segurança no pagamento
  • Confiança nas estruturas do alojamento – fotografias reais

Cerca de metade dos turistas em Portugal preferem reservar diretamente com os alojamentos em vez de utilizarem as plataformas de reserva. 

Ter um website para o seu AL é indispensável para captar mais reservas diretas e, assim, poupar nas comissões de reserva pagas às plataformas de reserva. Cada website é feito por medida e ajustado às características do seu alojamento, isto é de forma a que possa cativar a atenção do cliente, tirando o maior partido desta importantíssima ferramenta de trabalho. 

A verdade é que existem tantas plataformas de reserva, que muitas vezes os arrendatários acabam por colocar o seu alojamento num local inadequado, sem atingir o público certo. Pelo contrário, cada website contém um conjunto de características únicas indo ao encontro dos seus clientes.

A tendência de automatização de processos internos do hotel é uma mudança que veio para ficar. Afinal, a pandemia acelerou processos tecnológicos como nunca antes visto. Atualmente, concentrar as reservas no próprio site do hotel, com promoções exclusivas e dedicadas ao interesse do hóspede constitui uma vantagem competitiva. 

Estes são uns dos motivos que comprovam a importância de ter um website próprio com sistema de reservas, e se ficou convencido, não hesite em entrar em contacto connosco para dar o próximo passo!