Está preparado?
O SEO (Search Engine Optimization) consiste na otimização do conteúdo textual das páginas de modo a que os motores de busca, por exemplo o Google, consiga “lê-las” e indexá-las consoante a importância, coerência e assertividade do conteúdo.
O processo de SEO reside na capacidade de o conteúdo textual do site aparecer na pesquisa quando os utilizadores procuram uma informação nos motores de busca, sob a forma de termos de pesquisa ou palavras chave.
Vantagens do SEO:
- Audiência altamente segmentada. Os visitantes só entram no site se estiverem à procura de informação relacionada com os nossos produtos ou serviços;
- A grande maioria dos utilizadores prefere os resultados orgânicos do que os pagos;
- Concorrência leal e oportunidade para todos. Qualquer pessoa pode concorrer com qualquer empresa;
- O custo é muito baixo;
- A taxa de conversão é superior, assim como o ROI (Return Over Investment) a longo prazo.
Desvantagens do SEO:
- Forte concorrência. Existem milhões de páginas indexadas pelos motores de pesquisa e estar entre os primeiros é um desafio;
- Algoritmo em constante mutação e os fatores que determinam os rankings dos resultados nunca são conhecidos;
- Requer mais recursos (profissionais especializados, bom copywriting, SEO técnico, entre outros). Implementação mais demorada.
O sucesso da estratégia de SEO está na seleção das palavras chave relevantes para o nosso mercado. Trabalhe bem o conteúdo de forma a corresponder ao que o utilizador procura.