Tudo sobre estratégia de Inbound Marketing

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Quando procura um produto muitas vezes não saberá no início o que realmente quer, por isso fará pesquisas generalistas ou questões sobre como resolver um determinado problema. Ao fazer isso, aprenderá mais sobre o problema que quer resolver ou sobre o produto que quer comprar. Depois começa a considerar opções, comparar marcas e modelos, analisar os prós e os contras para compreender em detalhe que produtos estão disponíveis no mercado. é neste momento que finalmente decide comprar um produto ou serviço. Este processo é basicamente o mesmo para quase todos os consumidores do mundo da Internet, chamamos-lhe jornada do cliente.

Quando as empresas e agências começaram a notar esta tendência, procuraram estratégias, técnicas e metodologias para tirar partido deste hábito dos consumidores, o resultado, uma estratégia de Inbound Marketing. Esta estratégia de marketing, criada por Brian Halligan, cofundador do Hubspot, é uma forma inteligente de construir uma grande presença online para a sua empresa, gerar consciência, envolver-se, converter mais, e aumentar a lealdade dos clientes.

Fundamentos da estratégia de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e a partilha de conteúdos e experiências específicos para um determinado público que será impactado de acordo o que pesquisam na Internet. O Inbound Marketing visa atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e os leads qualificados na sua vida online. Não se trata de realizar ações para o público em geral, como o velho marketing fazia. O Inbound Marketing foca os seus esforços em atrair as pessoas certas.

Para isso, é preciso alinhar o conteúdo produzido com os interesses do seu público-alvo, o que atrairá o tráfego de entrada necessário para, então, converter em leads, fazer vendas e conquistar a fidelidade do cliente, o que também cria uma voz e um rosto para a marca. Quanto mais relevante e bem trabalhado for o seu conteúdo, usando estratégias eficientes, mais potenciais consumidores devem chegar ao seu produto ou serviço.

Entenda por que o inbound está transformando a maneira como se faz marketing e saiba algumas práticas recomendadas.

Metodologia Inbound (Atrair – Cativar – Encantar)

É um método para crescer a sua empresa através da construção de relações significativas e duradouras com consumidores, potenciais clientes e clientes. Trata-se de valorizar e capacitar estas pessoas para alcançarem os seus objetivos em qualquer fase de interação consigo. Quando os clientes encontram sucesso e partilham esse sucesso com outros, atraem novos potenciais clientes para a sua empresa, criando um loop autossustentável.

O Inbound está normalmente dividido num ciclo de três partes: atrair, cativar e encantar:

  • Atrair o tráfego de visitantes: atrair as pessoas certas com conteúdos valiosos (artigos de blogues, vídeos, tutoriais, infográficos…) e conversas que o estabeleçam como um conselheiro de confiança com quem eles se queiram envolver. Dessa maneira, os conteúdos divulgados ganham a atenção dos potenciais consumidores e conduzem-nos para o seu site.
  • Cativar: Está centrada na geração e conversão de leads, potenciais clientes que já tenham interagido com algum do conteúdo da marca. Consiste em apresentar ideias e soluções que se alinhem com os problemas e objetivos do público-alvo. O principal objetivo é prestar um grande serviço ao cliente, mostrar os seus melhores pontos de venda e apresentar um valor real para o consumidor. Criar recursos mais personalizados e específicos para não desperdiçar recursos produzindo algo que não vai ser relevante.
  • Encantar: O ato de compra, a entrega do produto/serviço e o apoio pós-compra são todos cruciais para uma estratégia de Inbound. Fornecer ajuda e apoio os seus clientes na venda e pós-venda é essencial para que se tornem promotores da sua marca. Clientes satisfeitos tornam-se leais e influenciadores dentro dos seus círculos sociais.

No final destas etapas, o Inbound Marketing ajuda a consolidar a marca e a capturar mais leads qualificados, além de colaborar para a sua conversão. Assim, consegue aumentar o número de clientes e mensurar os resultados.

Técnicas de Inbound marketing 

Todos os benefícios do Inbound Marketing só são possíveis através de alguns recursos que fazem a diferença na hora de construir uma boa estratégia, por exemplo:

Criação de conteúdo (blog e sites)

O marketing de conteúdo planeia a produção e a distribuição de diversos tipos de materiais de qualidade — como posts em blogs e em redes sociais, vídeos etc. — para trazer as pessoas certas à sua marca. Desta forma, os consumidores que comunicam com a empresa – que vai entender as suas necessidades, ajudá-los e encantá-los – vão comprar e indicar o produto a terceiros. 

Desenvolva um plano de conteúdo de longo prazo para identificar e organizar os seus esforços de conteúdo. Elabore conteúdo que funcione para visitantes de site e motores de busca. Conteúdos bem-feitos caem no gosto das pessoas, que podem partilhá-los nas diversas redes sociais. Quando o trabalho é realizado com eficiência, a sua marca vai aparecer nos primeiros resultados dos motores de pesquisa e, consequentemente, ser vista como uma referência dentro do seu segmento. E tudo isto sem precisar de investimentos tão altos, como as campanhas de publicidade paga podem exigir em alguns casos.

Crie por exemplo posts de blog que sejam otimizados para mecanismos de pesquisa. Um post de blog pode durar muito tempo, principalmente com trabalho de atualização e de SEO.

Presença digital nas redes sociais

O desenvolvimento de uma estratégia de redes sociais sólida é a chave para envolver os clientes e promover o seu negócio. Os seus clientes e prospects já usam redes sociais, talvez até para falar sobre a sua empresa ou os seus produtos, positiva ou negativamente. Criar um plano promocional que aproveite as tecnologias digitais e sociais ajudará a moldar a conversa, criar fidelidade e atrair novos clientes e parceiros. Não basta criar redes socias, é preciso criar conteúdo relevante e manter a comunicação com os seguidores, assim cria uma relação de proximidade e vínculos cada vez mais fortalecidos. Com as redes sociais o público pode questionar e promover discussões, e as marcas conseguem responder de prontidão, estabelecendo a comunicação.

SEO

Utilize técnicas corretas de SEO e palavras-chave, assim, o seu conteúdo é encontrado pelas pessoas que, de facto, têm interesse no seu produto ou negócio;

Estratégia de conversão

As conversões podem agir como verificações de integridade que indicam se as suas estratégias de marketing, promoção, lead nurturing ou marketing de conversação estão funcionando de acordo com as expectativas. Deve ter a certeza de que todas as conversões sejam registadas e que essas informações sejam usadas como base para as suas próximas atividades. Saber onde e quando recorrer a conversões para obter insight, além de como implementar caminhos de conversão eficazes e calcular taxas de conversão, é essencial para a otimização contínua da sua estratégia de inbound marketing.

Lead nurturing

Ao entender os fundamentos do lead nurturing, pode criar relações duradouras com seus clientes. A finalidade da estratégia de lead nurturing é ajudar a sua empresa a construir relacionamentos significativos com os seguidores, visitantes, etc. O primeiro passo é compreender a jornada do comprador e os tipos de conteúdo que precisa de oferecer em cada fase.

Indicadores de desempenho / Mensurar campanhas

O Inbound Marketing conta com ferramentas online que permitem entender o potencial de cada ação, fazendo com que as suas estratégias se tornem mais eficientes. Assim, é possível mensurar e analisar os resultados, para que as táticas sejam aprimoradas continuamente. É essencial acompanhar as métricas e entender o que funciona melhor para o seu negócio. 

Uma estratégia de inbound marketing, trata-se de uma estratégia complexa, planeada e que reúne as melhores ações de Marketing para atrair as pessoas certas para a sua empresa, fazendo esses leads passarem por todas as etapas do funil de venda até estarem prontos para se tornarem clientes. No fim tem consumidores satisfeitos e fidelizados.


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