Tudo sobre a medida Internacionalização via E-commerce

internacionalização via e commerce

A medida de Internacionalização via E-commerce está inserida no programa de Comércio Digital e visa o investimento no desenvolvimento de serviços de suporte aos processos de internacionalização das PME, nomeadamente em sensibilização, capacitação e consultoria.

Mas …

Quais as prioridades? 

  1. A sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais
  2. O apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenham experiência internacional consolidada.

Quem pode beneficiar da medida da medida Internacionalização via E-commerce

São elegíveis as PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica que pretendam dinamizar as exportações online de produtos portugueses nos mercados internacionais.

Existem condições específicas de acesso?

Sim, a empresa deve seguir os seguintes critérios:

 -Ter a empresa legalmente constituída com regime de contabilidade organizada;

– Executar o projeto em 12 meses;

– Apresentar uma situação líquida positiva na IES de 2021 ou apresentar um balanço intercalar posterior certificado pelo ROC;

– Realizar previamente o Diagnóstico E-commerce no site Portugal Exporta;

– Visar a exportação dos produtos e serviços;

– Apresentar / justificar uma estratégia sólida de internacionalização.

Que despesas são consideradas elegíveis?

– Equipamentos e software relacionado com o projeto;

– Estratégias aplicadas a canais digitais para a gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;

– User-Centered Design (UX): estratégias digitais centradas na melhoria da experiência do cliente;

– Plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e E-commerce;

– Lojas próprias online e marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão;

– Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico;

– Social Media Marketing – redes sociais;

– Content Marketing: conteúdos digitais (texto, imagens, animações ou vídeos);

– Display Advertising: anúncios em sítios de terceiros, incluindo motores de busca;

– Mobile Marketing: adaptação em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;

– Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise de dados relevantes para processos de gestão e tomada de decisão;

– Recursos humanos com o mínimo de qualificação nível 6 (Licenciados) com competências em e-commerce e marketing digital

-Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.

-Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas

As despesas têm limites? 

Sim, e há diferença nos limites de elegibilidade das despesas consoante as duas prioridades:

  1. 10.000 € e 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”
  2. 25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”

Qual o montante de apoio da medida Internacionalização via E-commerce? 

Taxa de financiamento: 50% Fundo Perdido.

Até quando está a decorrer o apoio?

As candidaturas estão abertas até ao até ao limite da dotação orçamental prevista, de €4,5 milhões. É importante ter em consideração que as candidaturas com Decisão Favorável serão selecionadas por ordem de entrada

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