A presença online tornou-se essencial nos dias de hoje, especialmente com o aumento do uso da internet para procurar produtos, serviços e informações.
“Há 1.400 milhões de compradores online no mundo, 36% de portugueses a comprar online, mas 60% das empresas portuguesas não tem qualquer presença online.” Alexandre Nilo Fonseca, SMFeira (2018.03.22)
Retrato Digital das Pequenas e Médias Empresas (PME) Portuguesas:
Um estudo, promovido pela PSE – Produtos e Serviços de Estatística, mostrou que mais de metade das firmas (61%) não tem uma estratégia digital (25%) ou são principiantes (36%) na utilização da tecnologia social e digital.
Estas PME ainda desconhecem o valor que os canais digitais poderão trazer para o seu negócio, ainda que a maioria das inquiridas do tecido empresarial (71%) considere importante definir uma estratégia digital e outras 78% admita encontrar-se num período de desenvolvimento elementar ou inexistente desse plano.
Dicas para uma presença online:
Para o desenvolvimento digital das PME, a PSE sublinha a necessidade de aposta no desenvolvimento de planos de marketing digital com o envolvimento de especialistas (outsourcing), na formação dos recursos humanos e na criação de pequenas estruturas internas dedicadas ao digital, bem como na definição de métricas e indicadores de negócio.
O estudo adveio de um inquérito online realizado entre abril e maio de 2017 a uma amostra aleatória simples de 1.132 PME, de seis setores distintos, com um erro de 2,9% para um intervalo de confiança de 95%.
Fonte: Jornal Económico
Leia Também: