O que é?
- Processo contínuo que deve estar integrado numa estratégia global de marketing;
- Criar e partilhar conteúdo relevante, valioso e grátis, de forma regular e consistente;
- Comunicar com o cliente e possíveis clientes sem vender nenhum produto ou serviço.
Objetivos
- Atrair e converter curiosos em clientes e clientes em consumidores fiéis;
- Aumentar a credibilidade da marca;
- Aumentar as visualizações do website (pageviews).
Porquê?
- 50% das decisões de compra são feitas através do marketing de conteúdo;
- Conteúdo interessante é um dos top 3 dos motivos que levam a alguém a seguir uma marca nas redes sociais;
- Os sites com blog registam em média mais de 55% de visitas;
- 70% dos clientes preferem conhecer uma empresa através de um artigo, do que através de publicidade;
- 60% dos consumidores têm uma ideia mais positiva acerca de uma marca depois de terem lido um bom conteúdo no seu site;
- 60% dos utilizadores do Facebook recomendam pelo menos uma marca que seguem;
- 41% dos utilizadores do Pinterest geram tráfego para sites de e-commerce;
- 85% das marcas / empresas consideram que a sua notoriedade aumentou como resultado da estratégia de contente marketing.
Como conseguir?
- Conhecer o público-alvo, descobrir quem é, pesquisar / analisar os seus gostos, o que precisam;
- Observar a concorrência;
- Definir os recursos necessários e existentes;
- Criar um calendário editorial;
- Definir os fatores de sucesso de cada marca;
- Criar conteúdo que gere resultados;
- Ouvir o cliente e dar a informação que procura;
- Criar conteúdo em tempo real;
- Promover o conteúdo através de vários canais (sites, blogs, artigos, redes sociais, newsletter, email marketing, vídeos, campanhas online, podcasts, tutorias, ebooks, webinars, cursos online, infográficos, hashtags, entre outros);
- Medir / analisar os resultados – alcance, engagement e conversões;
- Manter a consistência, a regularidade e estar sempre atualizado.