O Marketing Digital do futuro

O Marketing Digital do futuro

Este artigo tem por base a sétima edição do relatório State of Marketing, conduzido pela Salesforce, com base num inquérito a mais de oito mil profissionais da área em todo o mundo. Fique a conhecer o marketing digital do futuro.

Não há como negar que a transformação digital, que já estava em curso últimos anos, mas foi acelerada pela pandemia. A digitalização de processos pôde ser observada nos mais diversos setores ao longo dos últimos meses. Os profissionais de marketing em Portugal estão otimistas acerca do futuro das suas organizações, apesar das mudanças e desafios sem precedentes do passado recente.

Esta é uma das principais conclusões da sétima edição do relatório State of Marketing, baseado num inquérito que contou com a participação de mais de 8.200 profissionais de marketing em 37 países e seis continentes, incluindo 91 de Portugal. 80% dos entrevistados afirmaram que a pandemia mudou a maneira de as marcas alcançarem o público e impactou as suas estratégias de engajamento digital. O otimismo destes profissionais é visível com 66% a esperarem um crescimento nas receitas da sua organização nos próximos 12 a 18 meses.

De acordo com o documento, 67% dos profissionais de marketing portugueses concordam que as expectativas do cliente são mais difíceis de responder do que há um ano. Para se adaptarem, os profissionais de marketing estão a inclinar-se para as transformações digitais que iniciaram antes da pandemia. 49% afirmam que a pandemia mudou a sua estratégia digital e 43% dizem ter alterado a sua conjugação de canais de marketing.

Aceleração digital e múltiplos canais, mais dados

À medida que os consumidores aderem à transição digital, os profissionais de marketing multiplicam os canais de comunicação com o público. O website/app, as redes sociais e o vídeo são os três canais de marketing mais utilizados em Portugal. Também as plataformas usadas pelos profissionais para acompanhar o envolvimento do público multiplicam-se. 

Na orientação do engagement do cliente, 78% dos profissionais de marketing afirmam que já utilizam dados e 83% acreditam que a sua capacidade de corresponder às expectativas dos clientes depende das suas habilidades digitais, que se tornaram ainda mais relevantes com a pandemia. Mas, com a migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital, a tendência é que esse número cresça cada vez mais. Para 2022, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, ante 2020.

Profissionais mais tecnológicos e conectados a partir de qualquer lugar

78% das organizações de marketing em Portugal estão a adotar novas políticas em relação ao trabalho remoto, mas esta é uma tendência que se estende um pouco por todo o mundo, embora com diferenças regionais. De forma global, 75% dos profissionais de marketing dizem que a pandemia transformou permanentemente a forma como colaboram e se comunicam no trabalho. Esta colaboração deixou de estar ligada a escritórios — agora, um grupo de trabalho distribuído está a reavaliar a forma como se envolve não apenas com os clientes, mas entre si.

Levando em conta que grande parte das empresas pretende continuar com estes novos modelos de trabalho mesmo após o final da pandemia. No entanto o relatório aponta que os profissionais de marketing devem continuar a utilizar mecanismos que facilitam a integração e a colaboração das equipas à distância.

Marketing escreve-se com dados

A gestão de dados está a tornar-se mais complexa à medida que as fontes se multiplicam. Os profissionais de marketing em todo o mundo esperam um aumento de 40% no número de fontes de dados que utilizam entre 2021 e 2022. Em Portugal, 63% dos profissionais afirmam que as suas interações com os clientes são orientadas por dados e apenas 31% dizem estar satisfeitos com a utilização de dados na criação de experiências mais relevantes. Com tantas informações à disposição, o relatório pontua assim a crescente importância de ferramentas e plataformas capazes de fazer o gerenciamento destes dados.

A ascensão do vídeo 

Do YouTube ao TikTok – passando pelos Reels e pelas lives, o vídeo ganhou relevância durante a pandemia. Segundo o documento, este foi o canal de marketing que mais cresceu ao longo do último ano; seguido pelas redes sociais e anúncios digitais. Mesmo os eventos, que historicamente sempre foram analógicos, digitalizaram-se nos últimos dois anos – e a tendência é que eles continuem sendo maioritariamente híbridos e virtuais em 2022.

Evolução continuada das métricas e KPIs

A definição de sucesso na área do marketing já estava a transformar-se antes de 2020. No entanto a pandemia impulsionou a mudança radical das expectativas e comportamento dos consumidores, além dos objetivos de negócio, acelerando a transformação. Em Portugal, 70% dos profissionais de marketing reavaliaram os seus KPIs e métricas de sucesso devido à pandemia, sendo que 89% avaliam o impacto das ações de marketing nas vendas, 75% na faturação e 74% no envolvimento com os conteúdos criados.


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