O Guia Supremo para o Email Marketing

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A sua estratégia de e-mail marketing não só ajudá-lo-á a alcançar o seu público, mas também a continuar a cultivar uma relação com eles, e a ter conversas que o ajudem a si e aos seus clientes a crescer. O e-mail marketing está agora mais do que nunca enraizado em cada parte da nossa estratégia de inbound. Neste artigo, iremos mostrar-lhe o guia supremo para o email marketing.

Guia para email marketing

Como funciona de facto o Email Marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia importantíssima de Marketing Digital para abordar os seus clientes, leads ou prospects através do email. Acima de tudo contribui para aumentar as conversões e as receitas, fornecendo aos assinantes e clientes informações valiosas para ajudar a alcançar os seus objetivos.

Quando utilizar o Email Marketing:

  • Para construir relações através de um envolvimento personalizado.
  • Para aumentar o conhecimento de marca quando os seus potenciais clientes estiverem prontos para o conhecer.
  • Para promover o seu conteúdo quando este seja relevante e útil para os seus potenciais clientes, por exemplo, a apresentação de um produto ou artigos do blog.
  • Para gerar e nutrir leads ao motivar os subscritores a fornecerem as suas informações pessoais em troca de um bem que considerem valioso.
  • Para comercializar os seus produtos e serviços.

As regras de email marketing mudam consoante a sua indústria e para quem direciona a sua campanha, ou seja, mantenha-se atento e informe-se de todos os deveres e obrigações.

Definir uma estratégia de Email Marketing

Os seus clientes recebem toos os dias dezenas de emails entre os quais terá de se destacar para que este clique deseje abrir o seu email em vez de o ignorar como a todos os outros. Uma boa estratégia atualmente deve funcionar como o envio de uma carta: direta, humanizada, pensada especificamente para cada destinatário, com uma mensagem que traga algum valor para a sua vida. Quer seja uma empresa de um ou 5.000, a sua estratégia de e-mail marketing precisa de ser claramente definida para o ajudar a atingir os seus objetivos. Aliás a sua estratégia de email marketing ajudá-lo-á a alcançar o seu público, a continuar a cultivar uma relação com eles, e a ter conversas que o ajudem a si e aos seus clientes a crescer.

1. Defina a sua audiência

Perceba o que eles precisam e desejam, ou seja, adapte a sua campanha às necessidades do seu publico.

2. Defina os seus objetivos

Mas antes reúna algum contexto e pesquise as estatísticas gerais de email para a sua indústria e use-as como referências para os seus objetivos.

3. Desenvolva uma forma de incentivar as pessoas a dar-lhe o email.

Precisa de uma lista de emails para quem possa direcionar a sua campanha, pode demorar algum tempo a construir, mas com as ações de incentivo certas e planeadas é possível.

4. Escolha um tipo de campanha por email.

Começando por conhecer os diferentes tipos de campanha que existem e depois decidir qual o melhor para a sua audiência.

5. Elabore uma agenda

Decida com que frequência planeia contactar a sua lista, informe o seu público antecipadamente para que saibam o que esperar, e mantenha um horário consistente para construir confiança, e para que não se esqueçam de si.

6. Meça os seus resultados

Ser meticuloso em cada métrica chave irá ajudá-lo a alterar os seus emails para produzir melhores resultados.

Como construir a sua lista de emails

Há muitas formas criativas de construir a sua lista de correio eletrónico (e, não, comprar e-mails não é uma delas).

  1. Utilizar ímanes de leads, ou seja, algo que atraia prospects para a sua lista de emails, geralmente sob a forma de oferta. A oferta pode assumir uma série de formatos; deve ter valor, ser relevante e útil para os seus potenciais clientes; e é dada gratuitamente em troca de um endereço de email. Exemplos: Ebook, Whitepaper, Infográfico, Relatório ou Estudo, Lista de verificação, Template, Webinar ou Curso, Ferramenta…
  2. Criar um formulário de opt-in aliciante, é a forma de obter a informação de um potencial cliente para os adicionar à sua lista. É a porta entre os seus futuros leads e a oferta que criou para eles.

Análise de Email Marketing

Ao analisar a sua campanha de email marketing poderá tomar melhores decisões que certamente terão um impacto positivo nos resultados da sua empresa, repercutir-se nos seus subscritores, leitores e clientes, e justificar o seu trabalho ao resto da sua empresa.

1. A/B teste os seus emails de marketing.

O teste A/B é uma forma de ver que tipo de email funciona melhor com o seu público, analisando os resultados do email A contra o email B. Contudo estes emails não devem ser completamente diferentes, as diferenças devem ser singulares e bem pensadas. Primeiro, selecione a variável a testar de cada vez, por exemplo, linha de assunto, CTA, imagens. Depois criar os emails e envia-los simultaneamente durante o mesmo período de tempo. O que tiver melhores resultados deverá ser o mais adequado à sua audiência.

2. Definir os KPIs do email marketing.

Há quatro métricas chave para avaliar a eficácia da sua campanha de e-mail marketing. A entregabilidade que mede o ritmo a que os e-mails chegam às caixas de entrada dos seus assinantes pretendidos. A taxa de abertura que é a percentagem de pessoas que abrem o seu e-mail. O CTR isto é a percentagem de pessoas que clicam nos seus CTAs. A taxa de unsubscribes que mede o número de pessoas que optam por se desinscrever na sua lista de email assim que recebem um email seu.

3. Ajuste os diferentes elementos do email para melhorar os resultados. 

São vários os fatores que têm impacto nos seus KPIs, e vai ser necessário alguma experimentação e bem como adivinhação para descobrir quais os ajustes aos e-mails que irão produzir as maiores alterações. Se não estiver a receber os números que deseja, tente jogar com estas variáveis para melhorar os resultados dos seus emails.

  • Entregabilidade
    • Certifique-se de que está a seguir as melhores práticas quando se trata de evitar filtros de spam.
    • Remover pessoas inativas da sua lista de email para manter apenas subscritores envolvidos.
    • Verifique quais as mensagens de email que são objeto de spam e remova esses emails da sua lista.
  • Taxa aberta
    • Brinque com a língua na sua linha de assunto para atrair as pessoas a clicar no seu e-mail.
    • Ajuste a hora e o dia em que envia o seu e-mail para ver o que funciona melhor.
  • Taxa de cliques (CTR)
    • Avalie a sua oferta de modo a assegurar-se de que ela fornece valor à sua lista segmentada.
    • Reescreva o seu copy para ter a certeza de que é claro o que pretende que o leitor faça.
    • Tente diferentes CTAs, por exemplo, gráfico versus Inline copy, negrito versus subtil.
  • Não subscrever
    • Primeiramente, considere se isto se trata apenas de um aparte desinteressada a deixar de lhe fazer perder o seu tempo.
    • Avalie se o e-mail que enviou está alinhado com a sua marca.
    • Assegure-se de que não realizou uma isca e troca, prometendo uma coisa e entregando outra.
    • Certifique-se de que os seus e-mails estão a dar valor ao seu público antes de tentar vender.

4. Utilize um modelo de relatório de email marketing.. 

Um relatório de e-mail marketing é uma folha de cálculo onde pode registar os seus resultados num único local para o ajudar a fazer inferências a partir dos seus KPIs e tomar medidas para os melhorar.

Eis como deve organizar o seu relatório:

  • Métricas:
    • Número total de e-mails enviados
    • Número de e-mails entregues
    • Taxa de entregabilidade
    • Taxa de salto
    • Taxa aberta
    • Taxa de cliques
    • Taxa de cancelamento da subscrição
  • Dados:
    • Linha de assunto
    • Comprimento do corpo do e-mail
    • Oferta
    • CTA (em linha ou gráfico)
    • Segmento da lista
  • Perguntas a Fazer:
    • A sua taxa de entregabilidade foi elevada em comparação com períodos anteriores?
    • Como é que o seu CTR se comparou à sua taxa aberta?
    • Os seus números de cancelamento foram consistentes com outros e-mails?
    • Uma determinada linha de assunto teve um melhor desempenho do que outras?
    • A duração do correio electrónico faz alguma diferença no CTR?
    • Poderia outro estilo de CTA ter um melhor desempenho?
    • A oferta foi adequada para o segmento da lista?

Ao seguir este guia de email marketing, as empresas podem maximizar o potencial do Email Marketing, fortalecendo relacionamentos com os clientes, impulsionando as vendas e promovendo a fidelidade à marca.

Por fim não se esqueça, os seus subscritores querem ouvir a sua marca e querem relacionar-se com ela. Seja um recurso genuíno, e eles aguardam com expectativa a abertura de um e-mail seu, tal como fariam com qualquer amigo deles.


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