Marketing de Conteúdo: métricas importantes

img-Blog-kanban

Apesar das ações de Marketing de Conteúdo envolverem a estratégia de Marketing Digital, as formas de medir os resultados são diferentes. É preciso acompanhar os indicadores que medem especificamente os resultados conquistados com os conteúdos publicados para o público. A partir do acompanhamento constante desses resultados é possível melhorar constantemente a estratégia adoptada.

Confira as métricas importantes para Marketing de Conteúdo:
1. Tráfego

Saber de onde vem o tráfego (Google, Redes Sociais, email, …) e o tipo de conteúdo que gera mais visualizações irá ajudar a identificar os pontos a melhorar e o que já funciona.

2. Tempo de permanência

A quantidade de tempo que os seus visitantes passam no site é um dos melhores indicadores do envolvimento deles com o seu conteúdo. Se os visitantes passam menos de 30 segundos no site, é muito difícil que eles se tornem leads – porque é muito pouco tempo para que as informações presentes sejam assimiladas.

3. Visitantes únicos

Não faz sentido gerar conteúdo de alta qualidade se ninguém estiver a visualizar. Gerar um alto volume de visitantes únicos que passam poucos segundos na sua página não leva a um resultado concreto. É o que eles fazem quando chegam ao seu site, que faz a diferença.

4. Retorno de visitantes

Medir o número de visitantes que voltam ao site informará se o conteúdo alcançou ou não o nível necessário para estimular o visitante a procurar mais conteúdos.

5. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição indica a quantidade de pessoas que não estão interessadas no conteúdo, ou seja, isso é contabilizado pelo baixo tempo de permanência na página. Como a monitorização é feita página a página, é possível controlar a taxa de rejeição de cada conteúdo. Assim, caso as páginas tenham alta taxa de rejeição é necessário melhorar a qualidade ou a relevância do conteúdo.

6. Custo-eficência

Para determinar o custo-benefício destas ações, calcule o custo da sua campanha em relação ao valor dos leads gerados. Para obter números precisos, considere também os custos intangíveis – tempo de criação do conteúdo, despesas gerais associadas ao computador e a outros equipamentos.

7. Taxa de cliques

Uma das métricas importantes é a taxa de cliques em links – com destaque para as call to action. Quanto maior é o número de cliques, maiores são as chances de transformar esses visitantes em leads.

8. Downloads/formulários preenchidos

Realizar downloads de materiais ou preencher formulários de contacto também são indicativos bastante positivos, ficando assim a saber quais são os conteúdos que geram mais envolvimento com a marca/serviço.