Métricas de Marketing de Conteúdo Importantes

métricas marketing de conteúdo

As métricas de marketing de conteúdo são muito importantes para medir os seus resultados. Apesar das ações de Marketing de Conteúdo envolverem a estratégia de Marketing Digital, as formas de medir os resultados são diferentes. É preciso acompanhar os indicadores que medem especificamente os resultados conquistados com os conteúdos publicados para o público. A partir do acompanhamento constante desses resultados por conseguinte é possível melhorar constantemente a estratégia adotada.

Confira as métricas marketing de conteúdo mais importantes:

1. Tráfego

Saber de onde vem o tráfego (Google, Redes Sociais, email, …) e o tipo de conteúdo que gera mais visualizações irá ajudar a identificar não só os pontos a melhorar, mas também o que já funciona.

2. Tempo de permanência

A quantidade de tempo que os seus visitantes passam no site é um dos melhores indicadores do envolvimento deles com o seu conteúdo. Se os visitantes passam menos de 30 segundos no site, é muito difícil que eles se tornem leads – porque é muito pouco tempo para que as informações presentes sejam assimiladas.

3. Visitantes únicos

Não faz sentido gerar conteúdo de alta qualidade se ninguém estiver a visualizar. Gerar um alto volume de visitantes únicos que passam poucos segundos na sua página não leva a um resultado concreto. É o que eles fazem quando chegam ao seu site, que faz a diferença.

4. Retorno de visitantes

Medir o número de visitantes que voltam ao site informará se o conteúdo alcançou ou não o nível necessário para assim estimular o visitante a procurar mais conteúdos.

5. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição indica a quantidade de pessoas que não estão interessadas no conteúdo, ou seja, isso é contabilizado pelo baixo tempo de permanência na página. Como a monitorização é feita página a página, é possível controlar a taxa de rejeição de cada conteúdo. Assim, caso as páginas tenham alta taxa de rejeição é necessário melhorar a qualidade ou a relevância do conteúdo.

6. Custo-eficência

Para determinar o custo-benefício destas ações, calcule o custo da sua campanha em relação ao valor dos leads gerados. Para obter números precisos, considere também os custos intangíveis – tempo de criação do conteúdo, despesas gerais associadas ao computador e a outros equipamentos.

7. Taxa de cliques

Uma das métricas importantes é a taxa de cliques em links – com destaque para as call to action. Quanto maior é o número de cliques, maiores são assim as hipóteses de transformar esses visitantes em leads.

8. Downloads/formulários preenchidos

Realizar downloads de materiais ou preencher formulários de contacto também são indicativos bastante positivos, ficando assim a saber quais são os conteúdos que geram mais envolvimento com a marca/serviço.

 

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