Loja Online Própria vs Marketplace

Loja Online Própria vs Marketplace

Na era digital em constante evolução, a decisão estratégica entre estabelecer uma loja online vs marketplace representa assim um desafio significativo para os empreendedores.

Loja Online Própria vs Marketplace

Uma loja online é um canal de vendas alocado a um site próprio, normalmente utilizando uma plataforma de e-commerce, para realizar a gestão mais adequada do seu negócio, para assim ter mais controlo e aumentar a rentabilidade. 

O marketplace, por outro lado, consiste num modelo de negócio no qual o lojista utiliza o espaço de outra loja que já seja consolidada, que funciona como uma montra dos seus produtos.

A questão é: Por qual optar? Para tomar a melhor decisão deve ter em conta os seguintes fatores:

1. Lucro

Inicialmente, pode parecer que o marketplace é a melhor escolha para obter lucros imediatos, devido ao tráfego de consumidores já ser consolidado mas, a longo prazo, com a sua loja mais estabilizada também terá esse potencial, principalmente por garantir um menor custo de operação e pelas melhores margens de lucro que são possíveis.

2. Infraestrutura

Os marketplaces encarregam-se, não só de algumas questões logísticas, estratégias de marketing, segurança, como também de meios de pagamento e outros, o que o leva a ficar completamente dependente deles e à mercê de eventuais mudanças no funcionamento ou viabilidade do contrato. Tendo loja online própria fará alguns investimentos e esforços iniciais para consolidar a infraestrutura, como uma boa plataforma de e-commerce, segurança, implementação dos meios de pagamento, etc mas, após adotadas estas soluções, terá mais tranquilidade na operação do seu negócio.

3.Marca

Mais do que conseguir boas vendas, é importante que os consumidores consigam reconhecer a sua marca e ter recorrência nas compras, fidelizando-os, algo que é bastante restrito nos marketplaces, onde a compra é normalmente definida pelo preço e a marca promovida acaba por não ser a sua. Tendo loja online própria, os clientes reconhecem a sua marca e as suas características, como a linguagem, a identidade visual, os valores, o que pode ser determinante na decisão de compra do consumidor.

4. Relação com o cliente

Nos marketplaces, os dados dos consumidores ficam com a empresa parceira, tornando impossível enviar newsletters, promoções e desenvolver uma relação próxima com os seus clientes. Na loja online, por sua vez, os consumidores esperam uma postura mais proativa da sua marca, com descontos, promoções, informações e outros. Pode desenvolver estratégias noutros canais para melhorar o relacionamento, como nas redes sociais, num blog, e-mail marketing e outros.

Nos marketplaces, a sua marca é só mais uma. Destaque-se da concorrência com uma loja online própria! 

Fonte: Escola de E-commerce

 

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