Indeciso na hora de criar a identidade visual da sua marca?

criar identidade visual

A Marca identifica os produtos ou serviços de uma empresa ou de um indivíduo junto do mercado e do público-alvo. É um ativo importante não só na competitividade, mas também no posicionamento do negócio face à concorrência. Quando registada, confere ao titular o direito exclusivo, impedindo assim a utilização por terceiros sem o seu consentimento. Ao criar uma identidade visual ajuda a comunicar a personalidade, os valores e a missão da entidade, enquanto também facilita o reconhecimento e a diferenciação em meio à concorrência.


Como identificamos uma marca?

Uma Marca pode ser representada por palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, imagens, letras, números, sons, a forma do produto ou da embalagem, desde que estejam adequados e se associem ao produto ou serviço prestado pela empresa. Uma marca tem identidade própria, uma missão e visão de futuro, valores próprios, personalidade e estilo.


Tipos de Marca:

  • Marcas Nominativas
  • Marcas Mistas
  • Marcas Figurativas
  • Marcas Tridimensionais
  • Marcas Sonoras
  • Marcas de Cor
  • Marcas Olfativas
  • Marcas de Toque
  • Marcas de Movimento
  • Hologramas

Branding

A Marca é o ativo financeiro mais importante de uma empresa. Por isso o Branding assume relevante importância na hora da criação da marca. O Branding tem como objetivo despertar sensações e criar engagement, fatores crucias que levam certamente o cliente a optar por um produto ou serviço da sua marca no ato da compra.

Criamos a identidade visual da sua marca em conjunto e envolvemos o cliente no processo de criação.

Ajudamos na criação do logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, jingles, sendo estes assim os fatores que contribuem para atribuir a personalidade da marca no inconsciente no consumidor.


O que ter em conta na hora de escolher a marca?

Na hora de criar a identidade visual sua marca é importante refletir sobre vários fatores que poderão determinar o sucesso do seu negócio, nomeadamente:

  • A minha marca é facilmente aplicada em diferentes canais de comunicação? Online e Oflline?
  • É facilmente aplicada em materiais, versões verticais e horizontais?
  • É de fácil leitura? As pessoas entendem o nome?
  • Devo apostar numa língua estrangeira?
  • Em que mercados é que a minha empresa está presente? E no futuro?
  • As cores do logotipo associam-se ao serviço ou produto da minha empresa?
  • Existe uma marca semelhante à minha?
  • A marca já está registada por outra empresa?
  • A marca comunica o estilo e a personalidade dos meus clientes?
  • Se a minha marca fosse uma pessoa como seria?

Ter uma marca ajuda a criar laços com as pessoas, histórias, causas, ideologias e estilos de vida, permitindo assim criar boas experiências com as marcas, sendo o ponto de partida para a recomendação “boca-a-boca”, que é o canal de comunicação mais eficaz para a angariação de novos clientes.

 

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