Erros comuns na criação de um logótipo e como os evitar

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Atualmente, mais do que nunca, a identidade visual de uma marca é valorizada. É importante para uma empresa, no seu site e não só, comunicar corretamente e ser bem vista. Um logótipo é o espelho da sua marca. Afinal, atua como a primeira introdução aos clientes e representa o seu propósito. Descubra neste artigo os erros mais comuns na criação de um logótipo!

Exemplos dos erros mais comuns na criação de um logótipo:

1. Criar um logótipo às cegas

O primeiro passo para a criação de um logótipo é focar na mensagem que deseja retratar. Dependendo do seu público-alvo, o logótipo deve representar a essência do negócio. Antes de qualquer decisão, pergunte-se: qual é a mensagem que quero passar aos clientes? Trabalhe em torno dessa ideia, crie vários modelos e, em seguida, escolha o mais adequado! Tem de haver uma análise comparativa antes de qualquer passo em falso. 

2. Prender-se às tendências

Conforme pesquisa, vai encontrar todos os tipos de tendências de design que parecem empolgantes e poderá cair na tentação de usar todas no seu novo logótipo. Mas isso seria um erro. As tendências vêm e vão, e costumam transformar-se em clichês com o passar do tempo. Use cores neutras, uma fonte legível e siga o seu instinto. O logótipo deve ser intemporal, uma identidade única para o seu cliente.

3. Esquecer o seu público

O seu público-alvo tem tudo a ver com a criação do seu logótipo, por isso, considere-o sempre em cada parte do processo, de modo que o resultado final vá ao encontro da sua audiência.

4. Escolher fontes aleatórias

Um dos maiores erros cometidos com o texto é escolher a primeira fonte que aparece. As fontes têm significado, significado esse que deve se traduzir positivamente para os seus clientes. Para além disso, aprenda sobre as formas possíveis para combinar fontes antes de decidir as que vai utilizar. 

5. Usar qualquer cor

As cores têm a sua própria psicologia, independentemente de termos ou não consciência disso. Tal como acontece com as fontes, as cores do seu logótipo passam ao seu público uma mensagem sobre a sua marca.  Deve-se limitar a combinação de cores para, no máximo, três: um logótipo com muitas cores ficará confuso. 

6. Mau posicionamento

O objetivo do logótipo é estar presente em todos os lugares associados à sua marca. No entanto, muitas vezes este é posicionado de forma descuidada. Como exemplos disso temos os logótipos no centro de uma página web, assim como logótipos que preenchem toda a largura de um cartão de visita. 

Antes de começar a personalizar a sua marca com o seu logótipo, visualize mentalmente o resultado final. Tente diferentes posições, tamanhos e layouts, e só depois decida o posicionamento.


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