Este período de pandemia afetou não só as pessoas, mas sobretudo as empresas e a forma como operam. Veio revelar e pôr à prova o nível de digitalização das empresas quando o imperativo era ficar em casa. Esta paragem abrupta da produção e das vendas físicas por questões de segurança pública, desvendou quais as empresas que estavam preparadas e quais as dificuldades que quem não estava preparado sentiu para que conseguisse vender os seus produtos e/ou serviços e manter relações com os seus clientes. Neste artigo vamos dizer-lhe como pode preparar a sua empresa para o pós-pandemia.
Saiba como preparar a sua empresa para o pós-pandemia?
A verdade é que nenhuma empresa estava preparada, mas o fator determinante para as empresas que conseguiram ultrapassar este momento mais difícil foi a comunicação através de estratégias de marketing pensadas e estruturadas no Cliente. As empresas que ainda não se encontravam online, mudaram totalmente o seu campo de operação para estarem mais perto dos seus clientes. Apesar de muitas das marcas optarem por cortar com as despesas em Comunicação e Marketing, em Portugal, cerca de 94% das marcas alterou a sua estratégia de comunicação por influência da pandemia e o COVID-19 foi o seu impulsionador digital.
O digital é o futuro das empresas e todas elas, de um modo pouco forçado, começaram a dar valor ao online como um canal de vendas muito eficaz.
Hoje mais do que nunca, estar presente em canais digitais tem de estar no topo das prioridades de todas as empresas, sem exceção.
E É AQUI QUE O MARKETING DIGITAL É O MAIOR ALIADO PARA A SUA EMPRESA.
E como é que a sua empresa se pode preparar para um recomeço mais forte e estruturado?
1. ELABORE UM PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Esta ferramenta irá permitir-lhe fazer um levantamento daquilo que era a sua empresa antes, durante e o que a sua empresa ambiciona mudar no pós-pandemia. Este plano irá permitir-lhe refletir sobre a sua posição no mercado e a posição da sua concorrência, redefinir e pensar quem é o seu público-alvo e construir a sua persona, fazer uma análise SWOT à sua empresa, definir os seus objetivos e quais os melhores meios para os alcançar. O plano de marketing será a sua referência e poderá sempre ser alterado.
2. IDENTIFIQUE OS CANAIS QUE TÊM À SUA DISPOSIÇÃO E QUAIS PRETENDE IMPLEMENTAR
Depois de elaborado o plano de marketing, precisa de perceber quais os canais que a sua empresa está a utilizar e quais pretende passar a utilizar. Esta definição dos canais deve passar por uma estratégia de comunicação pensada de acordo com aquilo que a sua empresa pretende ser, para quem quer comunicar, e quais as capacidades técnicas disponíveis na equipa para o efeito.
3. REDES SOCIAIS SÃO O SEU PRIMEIRO FOCO
Após ter definido qual será a sua estratégia de comunicação para alcançar os seus clientes, precisa de pensar onde é que eles se encontram. As redes sociais são canais muito utilizados por todo o tipo de pessoas e é um potencial espaço para alcançar a sua persona. É o espaço onde as pessoas socializam, procuram entretenimento e aquilo que as estatísticas nos mostram é que as pessoas passam grande parte do seu tempo neste canal. Mas não precisa de estar em todas as redes sociais disponíveis, apenas aquelas que possam fazer sentido para a sua estratégia de comunicação.
Estude em quais redes sociais a sua empresa vai apostar e defina a sua frequência. Crie conteúdo com o design adequado e acima de tudo que crie valor para o seu cliente.
4. GOOGLE É O SEU MELHOR AMIGO DIGITAL
Já parou para pesquisar a sua empresa no Google? Quando precisa de saber algo ou comprar um produto e/ou serviço, onde procura? Os seus clientes têm exatamente o mesmo comportamento. Pesquisam por marcas, produtos e/ou serviços. Procuram experiências, partilhas e opiniões acerca da sua marca. O Google trata-se do maior motor de busca e regista diariamente milhões de pesquisas. Como é que os seus clientes o vão encontrar se não tiver um website ou uma loja online disponível? Esse é o primeiro ponto para começar a marcar presença no Google. Para além disso, este motor de busca proporciona uma vasta panóplia de ferramentas que vão ajudar a sua empresa a alinhar os objetivos e alterar a sua estratégia de acordo com os dados obtidos, sempre em busca do melhor resultado.
5. NEWSLETTER É O TERCEIRO FOCO
Este canal funciona muito bem e tem resultados excelentes porque lhe permite chegar à caixa de email do seu Cliente de uma forma personalizada e, ao mesmo tempo, automatizar a sua comunicação digital através do e-mail. O e-mail marketing também é uma ótima opção para quem pretende recolher endereços de e-mail e aumentar a relevância da sua marca entre os seus contactos. Ao enviar e-mail marketing sobre promoções, dicas, avisos exclusivos, irá criar no seu Cliente ou potencial Cliente, o sentimento de pertença a uma comunidade exclusiva e irá aumentar a sua base de contactos.
Já sabe por onde começar?
Assim que tiver definido toda a sua estratégia de comunicação, identifique onde vai colocar primeiro as mãos à obra. Comece por apresentar a sua empresa nos canais onde os seus clientes passam o tempo e esteja disponível nos sítios onde recorrem para obter informação sobre determinado assunto, produtos e serviços.
Aqui fica uma checklist daquilo que fomos descrevendo para que não lhe escape nada:
- Comunique nas redes sociais e dê a conhecer a sua empresa: história, serviços, os seus colaboradores, o que têm para oferecer e acrescentar valor. Defina o número de redes, o tom da sua comunicação e a frequência.
- Crie um website e/ou loja online, invista em publicidade no Google e crie um blog para construir a credibilidade da sua empresa, educando e ajudando o consumidor.
- Aposte no e-mail marketing e construa a sua base de dados através da criação de uma newsletter.
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