Email vs SMS Marketing: escolha única ou complementar?

email sms marketing

A escolha entre email vs SMS marketing depende dos objetivos da campanha, do público-alvo, do tipo de mensagem a ser transmitida e do orçamento disponível.

O e-mail marketing tem sido um dos canais de marketing mais fiáveis e com um desempenho constante desde há décadas. Mas com o aumento dos telemóveis, o marketing por SMS está a ganhar rapidamente popularidade pela sua forma rápida, rentável e fiável de partilhar promoções e atualizações com os clientes. 

Mas com a atenção dos clientes dividida entre tantas marcas agora, é difícil saber qual o melhor canal para a comunicação e gerar um retorno do investimento (ROI) para as suas campanhas de marketing. Para alcançar o máximo ROI, é importante identificar a estratégia certa para a sua campanha de marketing. Quando se trata de SMS vs. email, o que é melhor?

O marketing por e-mail e mensagens de texto oferecem cada um benefícios únicos para melhorar a sua estratégia de marketing. Pode escolher o que achar melhor para a sua campanha, mas também podem trabalhar em conjunto para tirar o máximo partido dos seus esforços de marketing e criar uma comunicação sem falhas para os clientes. E embora mensagens específicas sejam melhor entregues por email, muitas mensagens de marketing são mais eficazes quando enviadas por SMS.

O email marketing e o marketing por SMS vêm com um conjunto único de benefícios e desvantagens. O primeiro passo ao determinar qual utilizar é compreender os seus benefícios e desvantagens. Vejamos ambos os canais com um pouco mais de detalhe.

Quando utilizar o Email vs. SMS Marketing

A relevância e a personalização são a chave para uma campanha eficaz. Se o seu email ou SMS não forem relevantes para um determinado cliente, podem acabar no lixo ou permanecer invisíveis devido a filtros de spam rigorosos.

O email é a melhor opção para plataforma de comunicação quando se pretende partilhar mensagens longas que não são sensíveis ao tempo. Oferece mais liberdade criativa, permitindo muito espaço para a apresentação de imagens, gráficos e call to actions (CTAs).

Se a sua mensagem é sensível ao tempo ou requer ação imediata, o SMS é o melhor canal de comunicação para interagir com os clientes. Estabeleça palavras-chave para campanhas SMS e utilizar atalhos para efeitos de branding. O SMS marketing é uma ferramenta eficaz para assegurar a lealdade e o compromisso do seu cliente.

Combine SMS e e-mail marketing para obter o melhor desempenho

Tanto SMS como email complementam-se perfeitamente e fornecem os melhores resultados quando utilizados como parte de uma estratégia de marketing omnichannel. Potencialize o poder de uma estratégia omnichannel para alcançar um crescimento empresarial robusto e construir melhores relações com os clientes.

Ambos os canais de marketing são eficazes e funcionam ainda melhor quando utilizados simultaneamente na sua estratégia de marketing. Pense nos pontos fortes e fracos de ambos os canais para os utilizar em seu pleno benefício. O e-mail marketing é muito rentável e personalizável. Por outro lado, o marketing por SMS pode captar a atenção do seu público e tem a capacidade de entrar em contacto com eles instantaneamente. Utilize o e-mail marketing para reforçar as suas ligações com os clientes e transmitir informações complexas, e utilize o SMS marketing para atualizações urgentes e mensagens que necessitem de uma resposta.

Independentemente do canal de marketing que escolher, a permissão do utilizador é vital para a recolha de emails ou números de telefone. Além disso, quando tem o consentimento do cliente, está de facto a construir confiança e a evitar ser enviado para spam.


Leia Também: