Em ano marcado pela pandemia, o comércio nacional continua a sair penalizado na comparação, apesar de ter registado um aumento. Segundo dados revelados hoje pela Revolut, compilados entre 1 de Março e 31 de Dezembro de 2020, os utilizadores portugueses gastaram mais do triplo em sites de e-commerce internacionais em 2020, quando comparando os valores gastos em sites domésticos.
Apesar disso, o comércio eletrónico em páginas portuguesas registou um incremento substancial, com os utilizadores a gastarem três vezes mais em marcas nacionais quando comparado com igual período do ano anterior.
Utilização do caryão Revolut pelos portugueses em e-commerce em 2020:
Viagens caem a pique
Sem surpresa, o impacto da pandemia da Covid-19 e as restrições à circulação afetaram substancialmente as viagens para fora do país pois, registou-se uma quebra de quase 58% no número de utilizadores portugueses a viajar neste período de 2020, face a igual período do ano anterior. Assim, a redução drástica do número de viajantes impactou também negativamente o valor gasto no estrangeiro.
Portugueses amealharam em ano de pandemia
Sem planos de viagens e face à incerteza que se perspetiva para este ano, os Portugueses conseguiram assim armazenar algum dinheiro nos Cofres da Revolut, tendo a 31 de Dezembro de 2020 o dobro do valor que tinham posto de parte a 1 de Março de 2020.
Pagamentos contactless crescem
Os utilizadores portugueses também aderiram a formas mais seguras para fazer os seus pagamentos. Em Março de 2020, os pagamentos com cartões Revolut contactless rondavam os 53%. Em Dezembro, a percentagem de pagamentos feitos com a tecnologia contactless ultrapassou os 77%, com os remanescentes 23% a serem feitos em operações de chip/PIN.
Fonte: ComputerWorld
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