E-commerce e Loja Online

e commerce e loja online

 

E-commerce, Loja Online e Marketplace

A compra através do online tem continuado a crescer na União Europeia. Em Portugal o cenário é semelhante, embora de uma forma menos acentuada. De facto, o digital está a tornar-se uma realidade para todos e nunca foi tão importante para as empresas estar online.

O aumento do uso da internet e perceção de segurança junto das plataformas online faz com que as pessoas se estejam a envolver cada vez mais. Estão cada vez mais a renderem-se às vantagens de poder comprar sempre que quiserem, onde quiserem e com acesso a uma vasta gama de produtos e possibilidade de comparação de preços para os mesmos produtos. E as empresas estão a procurar estar à altura destes desafios.

Durante esta situação devido ao COVID-19 e com as restrições inerentes do distanciamento social e normas de segurança, o e-commerce foi a solução encontrada para muitas empresas continuarem a vender os seus produtos/serviços sem perderem o contacto com os seus clientes e o seu volume de vendas.

Mas, muitos são os termos que têm surgido à volta das vendas através da internet e que muitas vezes se confundem. É o caso do termo “e-commerce”, “loja online” e “marketplace”. Estes termos estão diretamente relacionados mas, tecnicamente, não são sinónimos.

Qual a diferença entre E-commerce, Loja Online e Marketplace?

E-COMMERCE

Segundo a Eurostat:

O e-commerce (ou em portuguêscomércio eletrónicoé geralmente definido como a venda ou compra de bens ou serviços, seja entre empresas, famílias, indivíduos ou organizações privadas, por meio de transações eletrónicas realizadas pela Internet ou outras redes mediadas por computador (comunicação online).

De uma forma geral, é toda a transação comercial (compra e venda) feita através da internet com o auxílio de um equipamento eletrónico.

O termo engloba a encomenda de bens e serviços que são enviados por meio de uma rede de computadores, sendo que o pagamento e a entrega final desses bens ou serviços podem ocorrer tanto online quanto offline.

No e-commerce, os consumidores realizam encomendas através de redes de computadores, utilizando lojas online, websites ou plataformas como o Facebook, Instagram e Whatsapp. Podem fazer pedidos, reservas online ou adicionar produtos aos carrinhos de compras.

LOJA ONLINE

Uma loja online pode ser definida como uma ferramenta que promove a negociação de compra e venda de produtos. É, nada mais nada menos, que uma espécie de site com funcionalidades extraonde permite vender e comprar através da internet.

Uma loja online exibe produtos com descrições e preços, apresentar a possibilidade de realizar cálculo de taxa de entrega e permite consultar o stock disponível.

A pesquisa de produtos é relativamente fácil numa loja online, uma vez que os produtos estão estruturados e organizados por categorias, cores, etc. Cada produto possui sua própria página, na qual são fornecidas todas as características, informações sobre a forma de utilização do produto, comentários de clientes e outras descrições relevantes.

A loja realiza todos esses processos internamente, utilizando um software adequado que permite a automação destes processos. O ganho de agilidade no processamento das compras através de uma loja online faz com que as empresas possam aumentar o seu lucro e que possam vender uma grande quantidade de produtos de forma mais rápida.

Ainda não tem uma loja online? Nós damos-lhe várias razões para ter uma.

A loja online tem a função exclusiva de vender os produtos da empresa, enquanto o marketplace atua como uma plataforma mediadora entre várias empresas/lojistas. A loja online é personalizada de acordo com o negócio, oferecendo soluções alinhadas com as estratégias e objetivos específicos de cada empresa. Aqui tem algumas dicas infalíveis para a sua loja online.

MARKETPLACE

É uma modalidade de e-commerce onde, dentro de uma única plataforma, diferentes empresas podem vender os seus produtos com um valor de investimento mais baixo para os lojistas, como é o caso da Amazon.

O marketplace funciona como uma montra de um shopping virtual e tal, como as lojas online, têm as suas características próprias. Para efetuar vendas através de um marketplace, os lojistas devem fazer o seu registo na plataforma escolhida e em troca têm de pagar um valor ou uma taxa para “alugar” o espaço que vão usufruir e/ou uma comissão de vendas. Devem também respeitar as normaspolíticas termos da plataforma de marketplace em que escolherem operar.

O e-commerce é assim um dos modos de venda dos empresários e as lojas online ou marketplace, são ferramentas, plataformas ou canais de venda. O empresário actuará no segmento do e-commerce e, para isso, terá que criar uma loja online ou estar inserido num marketplace.

Apesar destes 3 termos terem um único objetivo em comum, vendas online, é importante perceber em qual dos processos a sua empresa/marca pretende avançar para vender os seus produtos através do digital.