Se está a pensar abrir a sua própria loja online ou está à procura de dicas de e-commerce para melhorar os seus resultados, este artigo é para si.
10 Dicas de E-commerce para ter bons resultados em 2021
1. Utilize uma plataforma profissional
Antes de mais, é importante falarmos sobre a própria estrutura da sua loja online. Hoje, criar o seu e-commerce não é nada complicado, tendo em conta que já existem diversas plataformas de e-commerce que podem ajudá-lo a fazer isso dentro de poucos minutos.
Utilizar uma plataforma profissional ajuda-lo-á a otimizar diversos aspectos do seu negócio, como:
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Controlo de stock;
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Histórico de produtos e de clientes;
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Gestão de entregas;
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Gestão de meios de pagamento;
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Certificados de segurança;
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Entre diversos outros recursos.
Portanto, se ainda não decidiu qual plataforma de e-commerce utilizará, comece a pensar nisso.
2. Disponibilize atendimento através de chat online
Além de oferecer uma página com design profissional e com todos os recursos que os seus clientes esperam encontrar numa loja online, outra excelente dica de e-commerce é investir no atendimento ao cliente e oferecer uma experiência personalizada a cada um dos seus visitantes.
Por isso, instale um chat online na sua página e seja capaz de monitorizar e abordar os visitantes em tempo real, assim como responder às suas perguntas e resolver problemas, sem que precisem de procurar informações noutras fontes.
Hoje, o chat online é considerado o canal de atendimento preferido pelo consumidor digital.
Portanto, não fique atrás dos seus concorrentes e seja capaz de conversar com os utilizadores e aplicar técnicas de venda enquanto estes navegam pelas categorias dos seus produtos.
3. Foque-se na fidelização de clientes
Sabia que o custo de retenção de clientes é 5 vezes mais barato que o custo de aquisição de novos consumidores no seu e-commerce? Confira alguns dados curiosos:
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Um cliente que já comprou na sua loja online tem 60% de probabilidade de realizar uma nova compra. Por outro lado, um novo visitante que ainda não comprou nada tem apenas 20% de probabilidade de fazer a primeira compra;
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Em média, 20% de toda a base de clientes de um e-commerce é responsável por 80% da sua receita;
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Apesar da sua importância, apenas ⅔ das empresas investem e priorizam a fidelização de clientes;
Por fim, aumentar a probabilidade de retenção em apenas 5% pode significar um aumento de até 25% a 95%.
Conhecendo estes números, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de fidelizar os seus clientes.
4. Crie o seu funil de vendas
Um funil de vendas é um modelo estratégico que o ajuda a visualizar toda a jornada do cliente de uma forma mais prática e estruturada – além de o ajudar a organizar os seus processos de venda e estratégias de marketing, utilizando o funil como base.
Topo do funil, é necessário investir em ações que auxiliem os próprios clientes a descobrirem e reconhecerem que possuem um problema – e que este pode ser resolvido pelas soluções ou produtos oferecidos pelo seu e-commerce.
Meio do funil, quando os visitantes já demonstraram interesse nos seus produtos e foram convertidos em leads, é a hora de realizar campanhas e apresentar diferenciais para que possa gerar oportunidades de venda.
Fundo do funil, finalmente é a hora de fechar negociações, invista tanto em ações de marketing quanto na apresentação de descontos e aplique técnicas de venda para atrair o cliente e evitar que o mesmo compre nos seus concorrentes.
5. Gira o relacionamento com os clientes
Gerir o relacionamento com os seus clientes é uma das dicas de e-commerce que não poderíamos deixar de incluir. Estamos a falar de estruturar a sua comunicação e utilizar sistemas projetados para o ajudar a fazer exatamente isso, como é o caso dos sistemas de CRM (Customer Relationship Management).
Utilizando um CRM em conjunto com o seu funil de vendas, poderá rastrear ações e atividades da sua equipa de atendimento e vendas, como por exemplo: entrar em contacto com o cliente, enviar orçamentos, fazer devoluções, apresentar cupões de desconto, realizar follow ups (acompanhamento), entre outras tarefas.
Além disso, os CRMs ajudam-no a qualificar leads e podem ser integrados nas suas plataformas de atendimento ao cliente, como o próprio chat online da sua página.
6. Invista em e-mail marketing
Ainda hoje, o e-mail marketing é um dos melhores canais para enviar promoções e chamar a atenção dos seus consumidores. E isso dificilmente irá mudar nos próximos anos. Confira algumas estatísticas em relação ao e-mail marketing:
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76.7% das empresas nacionais adoptam estratégias de e-mail marketing. Dessas, 91% acreditam na sua eficácia;
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94.3% das empresas que não fazem e-mail marketing ainda afirmam querer adoptar a estratégia no futuro;
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83.2% das empresas que empregam este tipo de estratégia utilizam uma ferramenta de e-mail marketing.
7. Reforce a sua presença nas redes sociais
Assim como o e-mail marketing, as redes sociais também são uma excelente plataforma para criar engagement com o seu público-alvo, realizar campanhas de marketing digital e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca.
Porém, antes de simplesmente criar contas e páginas para o seu e-commerce nas redes sociais, estude o seu público e descubra em qual delas terá mais probabilidade de venda.
Para exemplificar, há uma diferença significativa no tipo de conteúdo partilhado em perfis de negócios do Instagram e páginas de negócios do Facebook.
E claro, lembre-se que ainda é possível investir no marketing de influencers para impulsionar a sua marca.
8. Disponibilize a sua loja online na versão mobile
Utilizar smartphones ou tablets para comprar é uma tendência que continuará em crescimento nos próximos anos, de acordo com diversos estudos e referências obtidas a partir dos anos anteriores.
Portanto, ter uma página inteiramente responsiva e compatível com dispositivos móveis é uma das dicas de e-commerce mais importantes desta lista.
9. Planeie o seu cronograma anual
Outro aspecto importante para todas as lojas online é planear o cronograma anual e estruturar as ações e estratégias que serão aplicadas em datas especiais, como é o caso da Black Friday, Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Pais, ou essencialmente qualquer outra data pertinente e significativa para o seu negócio.
Portanto, não deixe para a última hora, estruture um planeamento anual para que possa estar preparado quando essas oportunidades de gerar mais vendas online aparecerem.
10. Solicite feedback dos seus clientes
Por fim, é muito importante dar voz aos seus consumidores e solicitar feedback para que possam avaliar a qualidade dos seus produtos e serviços.
Só assim poderá identificar problemas o mais rápido possível e realizar ajustes ou correções antes que estes possam impactar negativamente a experiência de compra online de múltiplos clientes.
Faça pesquisas de satisfação e peça aos seus clientes para deixar comentários na sua página de produto, a informar se gostaram do tempo de entrega, da qualidade do produto em si, entre outros fatores.
Esperamos que estas dicas de-e-commerce possam ajudá-lo a impulsionar o seu negócio e-commerce ou a começar com o pé direito a sua viagem de criar e lançar a sua primeira loja online.
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Fonte: jivochat.pt