Como criar um bom e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia de venda online em que o correio eletrónico é utilizado como canal de comunicação direta entre empresas e clientes. Mais do que vender, o objetivo é criar um relacionamento duradouro de forma progressiva entre as empresas e os clientes
Para criar um bom e-mail marketing confira estas 10 dicas:
1 – O Remetente
Deve sempre utilizar um e-mail com o domínio da empresa. Utilizar e-mails de outros servidores pessoais como Hotmail, o gmail, o Yahoo, entre outros pode caracterizar o remetente como spam,afetar a sua legitimidade e influenciar a confiança do destinatário. Muitos dos executivos decidem se querem ou não abril o e-mail com base no remetente. Quanto maior for a seriedade e a credibilidade do remetente, melhor.
2 – O Assunto
Depois do remetente, é por meio da leitura da linha do assunto que esse recetor toma conhecimento do que trata a mensagem e decide se a vai abrir ou não. No texto do “assunto” coloque não o que quer vender mas sim o benefício que o cliente terá. Os clientes não compram o que lhes quer vende, compram o que os produtos ou serviços fazem por ele.
3 – Imagens versus texto
Por padrão, os servidores, ao receberem um e-mail marketing, fazem uma busca em toda a peça para analisar se o conteúdo ali inserido é de interesse do destinatário. Esse processo é automático e é nesse processo que é determinado que toda a campanha deverá ser desenvolvida com um índice de texto superior ao de imagem, sabendo-se que cada imagem adicionada no layout aumenta o risco de o e-mail ser classificado como spam e barrado. O e-mail somente com texto tem mais hipóteses de visualização sem a necessidade de qualquer tipo de liberação.
4 – Conteúdo bloqueado
Os servidores são configurados para classificar cada e-mail recebido. A análise que os classifica enquanto e-mail normal ou spambaseia-se emimagens, tags de programação e palavras inseridas no conteúdo. Por padrão de segurança,algumas palavras e expressões muito utilizadas por spammers (como são conhecidas as pessoas que criam muito spam) são bloqueadas automaticamente. O melhor é, antes de definir o texto, pesquisar no Google palavras e expressões bloqueadas por servidores. Essa pesquisa não garante que esse e-mail não possa ser visto como spam, devido ao seu conteúdo, ou que não será classificado como tal, mas ajuda a diminuir os riscos de ir diretamente para a pasta do lixo.
5 – A largura
A largura máxima de um e-mail deverá ser de 600 píxeis, para não prejudicar a leitura. Isto porque há partida não se sabe o modelo e capacidade do computador do seu cliente. Um computador pouco potente ou com programas mais antigos não consegue visualizar arquivos muito pesados. O e-mail deve caber inteiro no monitor do computador, sem a necessidade de mexer na barra de deslocamento.
6 – Fontes
Ao inserir o corpo do texto prefira fontes comuns, como Arial, Verdanae Times. São fontes-padrão que toda a gente tem. Se enviar e-mails com fontes que não seja possível abrir pelo destinatário, está a perder tempo e dinheiro.
7 – Equilíbrio em imagens e textos
Estabelece um equilíbrio entre imagens e textos. Prefira sempre mais texto do que imagens, sabendo que a cada imagem adicionada aumenta o risco de ser barrado por spam.
8 – Opção de exclusão
No rodapé da mensagem, insira a opção de exclusão e cancelamento do registo. Siga padrões de bons e-mail marketing. As boas práticas do mercado, a boa conduta e a boa educação são grandes diferenciais.
9 – Assinatura
Personalize a sua assinatura. O rodapé do e-mail marketing deve ser padrão para toda a empresa.
10 – Sintonia com a equipa de vendas
Combine o atendimento com os seus vendedores. Deve haver sempre um aviso prévio e comunicação entre todos os departamentos da empresa quando o assunto é e-mail marketing. Deve ser do conhecimento dos vendedores quais as campanhas de marketing que estão em vigor para que os objetivos traçados sejam cumpridos de forma eficiente e para que todos trabalhem no mesmo sentido.
O email-marketing quando bem feito e enviado com inteligência, torna-se uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Você divulga – atende – vende. Divulga – atende – vende, num círculo virtuoso sem fim.
Quanto mais divulgar, mais clientes entrarão em contacto e mais vai vender.