A Marca identifica os produtos ou serviços de uma empresa ou de um indivíduo junto do mercado e do público-alvo. É um ativo importante não só na competitividade, mas também no posicionamento do negócio face à concorrência. Quando registada, confere ao titular o direito exclusivo, impedindo assim a utilização por terceiros sem o seu consentimento. Ao criar uma identidade visual ajuda a comunicar a personalidade, os valores e a missão da entidade, enquanto também facilita o reconhecimento e a diferenciação em meio à concorrência.
Como identificamos uma marca?
Uma Marca pode ser representada por palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, imagens, letras, números, sons, a forma do produto ou da embalagem, desde que estejam adequados e se associem ao produto ou serviço prestado pela empresa. Uma marca tem identidade própria, uma missão e visão de futuro, valores próprios, personalidade e estilo.
Tipos de Marca:
- Marcas Nominativas
- Marcas Mistas
- Marcas Figurativas
- Marcas Tridimensionais
- Marcas Sonoras
- Marcas de Cor
- Marcas Olfativas
- Marcas de Toque
- Marcas de Movimento
- Hologramas
Branding
A Marca é o ativo financeiro mais importante de uma empresa. Por isso o Branding assume relevante importância na hora da criação da marca. O Branding tem como objetivo despertar sensações e criar engagement, fatores crucias que levam certamente o cliente a optar por um produto ou serviço da sua marca no ato da compra.
Criamos a identidade visual da sua marca em conjunto e envolvemos o cliente no processo de criação.
Ajudamos na criação do logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, jingles, sendo estes assim os fatores que contribuem para atribuir a personalidade da marca no inconsciente no consumidor.
O que ter em conta na hora de escolher a marca?
Na hora de criar a identidade visual sua marca é importante refletir sobre vários fatores que poderão determinar o sucesso do seu negócio, nomeadamente:
- A minha marca é facilmente aplicada em diferentes canais de comunicação? Online e Oflline?
- É facilmente aplicada em materiais, versões verticais e horizontais?
- É de fácil leitura? As pessoas entendem o nome?
- Devo apostar numa língua estrangeira?
- Em que mercados é que a minha empresa está presente? E no futuro?
- As cores do logotipo associam-se ao serviço ou produto da minha empresa?
- Existe uma marca semelhante à minha?
- A marca já está registada por outra empresa?
- A marca comunica o estilo e a personalidade dos meus clientes?
- Se a minha marca fosse uma pessoa como seria?
Ter uma marca ajuda a criar laços com as pessoas, histórias, causas, ideologias e estilos de vida, permitindo assim criar boas experiências com as marcas, sendo o ponto de partida para a recomendação “boca-a-boca”, que é o canal de comunicação mais eficaz para a angariação de novos clientes.
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