À medida que as pessoas pesquisam, querem a informação de que necessitam o mais rapidamente possível, já pensou em como ajudar os seus utilizadores a informarem-se sobre a sua empresa mais facilmente? Se hoje se pergunta se o seu negócio deve ou não criar um chatbot, está a fazer a pergunta errada. O envio de mensagens já é um grande canal de marketing, então um robot que conversa com pessoas via chat é a inovação que precisa para fornecer um atendimento de 24 horas ao seu publico.
/No que consiste um chatbot?
Existe uma grande variedade de chatbots. Eles podem ser baseados em regras ou alimentados por inteligência artificial (IA), e ambos vão mudar drasticamente o processo de desenvolvimento de um chatbot.
Chatbots baseados em regras podem ter suas possibilidades resumidas por um conjunto de fluxogramas: conforme os comandos e respostas do usuário, o chatbot vai seguindo um ou outro caminho.
Os chatbots mais avançados são um programas de computador alimentados pela Inteligência Artificial e Machine Learning, com o objetivo de viabilizar uma comunicação automatizada e eficiente. Estas tecnologias ajudam-no a compreender pedidos complexos, a personalizar as respostas, e a melhorar as interações ao longo do tempo.
/A minha empresa precisa de um Chatbot?
Empresas utilizam chatbots principalmente em áreas como marketing e vendas para aprimorar a interação com os clientes. Vamos comentar um pouco sobre cada uma. Confira!
/Automatizar as vendas
Os Bots podem substituir tarefas repetitivas automatizando processos, podem ser inseridos em várias etapas de um processo de vendas, auxiliando os leads até à venda. Nesse caso, eles são auxiliares no funil de vendas aumentando as conversões. Assim, os profissionais podem passar a atuar nas etapas finais das vendas e no atendimento ao cliente, em pedidos mais específicos, que os robôs teriam que ter programações mais complexas.
/Qualificação de leads
Para se relacionar com leads e clientes. Os chatbots podem promover uma verdadeira revolução no Marketing de Conteúdo, oferecendo conteúdos de entretenimento ou de consumo rápido. Por exemplo, para empresas no segmento de desportos radicais, informações específicas sobre a previsão do tempo são conteúdos relevantes e de fundo de funil. Por que não oferecer via chatbot?
A integração com o Facebook Messenger e o Whatsapp permitiu que novas possibilidades de uso pudessem ser realizadas. A qualificação de leads é uma delas, já que os bots podem direcionar para outras etapas do funil ou encaminhar para a conversão.
Chatbots permitem falar com os usuários onde eles estão pois possibilitam usar como canal de relacionamento os aplicativos que as pessoas já utilizam: Messenger, Skype, Telegram e, quem sabe em um futuro próximo, Whatsapp. Como as pessoas já conhecem esses aplicativos, elas só precisam abrir uma conversa com o seu chatbot e começar a interagir!
E-commerces, por serem empresas exclusivamente online, são um dos principais mercados que aderem ao uso de robôs virtuais para qualificar seus leads, reduzindo o tempo gasto de atendentes e vendedores.
/Atendimento ao cliente
Também pode otimizar o processo de atendimento ao cliente e encaminhar os clientes de acordo com a necessidade. Todo processo de atendimento ao cliente possui casos que se repetem com frequência: pedidos de informação, acompanhamentos, pequenas alterações cadastrais, agendamento de visitas, trocas, fazer novas compras, verificar onde se encontra o pedido, entre outros.
Mas para implementar esta solução no seu negócio, muitos são os cuidados. É muito importante alinhar o canal à sua estratégia, pensar na experiência que deseja oferecer e, claro, estar pronto para recolher os feedbacks dos usuários e evoluir o seu chatbot a partir deles.
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