Branding: A importância e os desafios para o mercado B2B
O verdadeiro desafio para os mercados B2B (Business to Business) não é a gestão das marcas, é a gestão da mudança e adaptação aos novos tempos, e convencer o CEO e a gerência que não estão a dar o valor devido a essa gestão.
Num mercado B2B, é importante convencer a gerência de que ter uma marca e desenvolver essa mesma marca é importante.
Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing, no seu livro B2B Brand Management, aponta que o Branding ainda não é visto como relevante no mercado B2B. Os gestores estão convencidos de que é um fenómeno apenas direcionado para produtos de consumo porque acreditam que estão num tipo de mercado de especialidade ou comodidade.
Porquê que o Branding é um desafio no marketing B2B?
A construção de marca é desafiadora para os profissionais de marketing B2B por 3 razões:
- A pressão para entregar vendas a curto prazo: o papel principal do marketing no B2B é impulsionar o crescimento, e isso assume a forma de gerar leads de qualidade.
- A crença interna da gerência e, em particular, da equipa de vendas, de que o cliente B2B típico conhece muito sobre os seus produtos e os dos concorrentes.
- O marketing tem diferentes atuações: o marketing corporativo promove a marca da empresa, ou seja, geração de leads ou campanhas de inbound marketing. O marketing de campo promove o In-Market, isto é as comunicações de marketing possuem as comunicações, o canal e até as PR associadas.
Mas … o que é o Branding?
É uma forma de gerir as estratégias de marca de uma determinada empresa. Essa gestão inclui o planeamento a longo prazo, criação e gestão dos elementos da sua identidade visual, para assim, conseguir potencializar a perceção da sua empresa na mente dos consumidores.
Branding trabalha com o conceito de que uma marca precisa de ser planeada, estruturada, gerida e promovida. É garantir que o seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltada para o que a sua marca é e como quer ser percebida.
Algumas pesquisas mostram que trabalhar o branding da marca a longo-prazo é tão importante quanto os recursos e o preço de um produto e que a publicidade da marca realmente funciona no B2B para impulsionar escolhas e as receitas dos compradores.