Branding no Mercado B2B

branding no mercado b2b

O verdadeiro desafio para os mercados B2B (Business to Business) não é a gestão das marcas. É a gestão da mudança e adaptação aos novos tempos, e convencer o CEO e a gerência que não estão a dar o valor devido a essa gestão. O branding é importante no mercado B2B.

Branding: A importância e os desafios para o mercado B2B

Num mercado B2B, é importante convencer a gerência de que ter uma marca e desenvolver essa mesma marca é importante.

Philip Kotler, no seu livro B2B Brand Management, aponta que o Branding ainda não é visto como relevante no mercado B2B.

Porquê que o Branding é um desafio no marketing B2B?

A construção de marca é desafiadora para os profissionais de marketing B2B por 3 razões:

  1. A pressão para entregar vendas a curto prazo: o papel principal do marketing no B2B é impulsionar o crescimento, e isso assume a forma de gerar leads de qualidade.
  2. A crença interna da gerência e, em particular, da equipa de vendas, de que o cliente B2B típico conhece muito sobre os seus produtos e os dos concorrentes.
  3. O marketing tem diferentes atuações: o marketing corporativo promove a marca da empresa, ou seja, geração de leads ou campanhas de inbound marketing. O marketing de campo promove o In-Market, isto é as comunicações de marketing possuem as comunicações, o canal e até as PR associadas.

Mas … o que é o Branding?

É uma forma de gerir as estratégias de marca de uma determinada empresa. Essa gestão inclui o planeamento a longo prazo, criação e gestão dos elementos da sua identidade visual, para assim, conseguir potencializar a perceção da sua empresa na mente dos consumidores.

O branding opera com a conceção de que uma marca precisa de planeamento, estruturação, gestão e promoção. Garante que o negócio crescerá de maneira inteligente e duradoura, sempre focado no que a marca é e como deseja ser percebida.

Por fim, algumas pesquisas mostram que trabalhar o branding da marca a longo-prazo é tão importante quanto os recursos e o preço de um produto e que a publicidade da marca realmente funciona no B2B para impulsionar escolhas e as receitas dos compradores.

 

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