Há 4 áreas no Marketing Digital em crescimento e do qual as marcas devem ter bastante atenção! As áreas que irão dominar então o ano de 2020 são:
Passa por uma estratégia para envolver os clientes em tempo real. É através desta área que é possível perceber o que o cliente necessita, seja através de live chat, chatbots ou outras formas. Esta interação instantânea e personalização é algo que os clientes esperam, sendo que 42% espera uma resposta imediata e 36% espera uma resposta no máximo em cinco minutos.
As marcas têm acesso a muitos dados e para que consigam analisar e retirar insights, precisam das ferramentas certas. A Inteligencia Artificial e o Machine Learning são ferramentas que ajudam na gestão de dados, identificação de padrões e interpretação de tendências digitais.
É desta forma a que as marcas alavanquem a afinidade com os consumidores através da criação de espaços onde as pessoas podem discutir interesses partilhados e responder a questões comuns. Irá ganhar contornos com a ajuda das redes sociais e de novas formas de comunidade.
Com a entrada do novo Regulamento Geral da Proteção de Dados, veio dar importância da privacidade e segurança dos consumidores. Resultará numa estratégia que privilegia a recolha de dados pelas marcas e que gere com mais cuidado a lista de terceiros com acesso a estas informações.