Ecommerce e Loja Online

21 de abril de 2020

diferença-entre-ecommerce-e-lojas-online.jpg

Ecommerce, Loja Online e Marketplace

A compra através do online tem continuado a crescer na União Europeia. Em Portugal o cenário é semelhante, embora de uma boa menos acentuada. De facto, o digital está a tornar-se uma realidade para todos e nunca foi tão importante para as empresas estarem online.

O aumento do uso da internet e perceção de segurança junto das plataformas online faz com que as pessoas se estejam a envolver cada vez mais. Estão cada vez mais a renderem-se às vantagens de puder comprar sempre que quiserem, onde quiserem e com acesso a uma vasta gama de produtos e possibilidade de comparação de preços para os mesmos produtos. E as empresas estão a procurar estar à altura destes desafios.

Durante esta situação devido ao COVID-19 e com as restrições inerentes do distanciamento social e normas de segurança, o ecommerce foi a solução encontrada para muitas empresas continuarem a vender os seus produtos/serviços sem perderem o contacto com os seus clientes e o seu volume de vendas.

Mas, muitos são os termos que têm surgido à volta das vendas através da internet e que muitas vezes se confudem. É o caso do termo “ecommerce”, “loja online” e “marketplace”. Estes termos estão diretamente relacionados mas, tecnicamente, não são sinónimos.


Qual a diferença entre Ecommerce, Loja Online e Marketplace?

ECOMMERCE

Segundo a Eurostat:

O ecommerce (ou em português, comércio eletrónico) é geralmente definido como a venda ou compra de bens ou serviços, seja entre empresas, famílias, indivíduos ou organizações privadas, por meio de transações eletrónicas realizadas pela Internet ou outras redes mediadas por computador (comunicação online).

De uma forma geral, é toda a transação comercial (compra e venda) feita através da internet com o auxílio de um equipamento eletrónico. O termo engloba assim a encomenda de bens e serviços que são enviados através de uma rede de computadores, mas o pagamento e a última entrega desses bens ou serviços pode ser realizado online ou offline.

O ecommerce refere-se então à colocação de encomendas através de redes de computadores que pode ser realizado por meio de uma loja online ou website (que permitem fazer pedidos, reservas on-line, ou através da colocação dos produtos em carrinhos de compras, entre outras funcionalidades) ou através de uma troca de mensagens eletrónicas através do email ou outras plataformas como o Facebook, Instagram e Whatsapp.

LOJA ONLINE

Uma loja online pode ser definida como uma ferramenta que promove a negociação de compra e venda de produtos. É nada mais nada menos que uma espécie de site com funcionalidades extra, onde permite vender e comprar através da internet.

Uma loja online permite que sejam exibidos os produtos com as suas respectivas descrições e preços, além de apresentar a possibilidade de se realizar o cálculo da taxa de entrega(o valor dos portes de envio) ea consulta de stock disponível.

A pesquisa de produtos é relativamente fácil numa loja online, uma vez que os produtos estão estruturados e organizados por categorias, cores, etc. Todosos produtos têm a sua própria página, na qual todas as características são informadas, bem como a forma de utilização do produto, comentários de clientes, entre outras descrições que facilita muito a escolha por parte dos utilizadores.

Todos estes processos são feitos inteiramente na própria loja, utilizando um software adequado que permita a automação destes processos. O ganho de agilidade no processamento das compras através de uma loja online faz com que, as empresas possam aumentar o seu lucro e que possam vender uma grande quantidade de produtos de forma mais rápida. Ainda não tem uma loja online? Nós damos-lhe 10 razões para ter uma.

A loja online tem a função exclusiva de vender os produtos da sua empresa, enquanto que o marketplace é uma plataforma em que uma única empresa faz a mediação entre vários outras empresas/lojistas. A loja online é algo feito à medida, de acordo com cada negócio, com soluções mais vantajosas e que se alinhem com as estratégias e objetivos de cada empresa. Aqui tem algumas dicas infalíveis para a sua loja online.

ecommerce-lojas-online-marketplace.jpg

MARKETPLACE

É uma modalidade de ecommerce, onde dentro de uma única plataforma, diferentes empresas podem vender os seus produtos com um valor de investimento mais baixo para os lojistas, como é o caso da Amazon.

O marketplace funciona como uma montra de um shopping virtual e tal como as lojas online tem as suas características próprias. Para efetuar vendas através de um marketplace, os lojistas devem fazer o seu registo na plataforma escolhida e em troca têm de pagar um valor ou uma taxa para “alugar” o espaço que vão usufruir e/ou uma comissão de vendas. Devem também respeitar as normas, políticase termosda plataforma de marketplace que escolherem operar.


O ecommerce é assim um dos modos de vendas dos empresários e as lojas online ou marketplace, são ferramentas, plataformas ou canais de venda. O empresário atuará no segmento do ecommerce e, para isso, terá que criar uma loja online ou estar inserido num marketplace.

Apesar de estes 3 termos terem um único objetivo em comum, vendas online, é importante perceber em qual dos processos a sua empresa/marca pertende avançar para vender os seus produtos através do digital.

Receba as últimas tendências de mercado e aprenda mais sobre Marketing Digital.

Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Axis.
Rua António Cândido Pinto, 32, Fraião, 4715-400 Braga
253 031 855
info@axisconsulting.pt