Prospect vs Lead vs Oportunidade: sabe a diferença?

02 de maio de 2018

Estes três termos fazem parte da terminologia de Vendas, mas será que há diferença ou têm o mesmo significado?

Em resumo, primeiro os Leads, que depois passam a Prospects e, por último, são oportunidades, que, normalmente, se transformam em consumidores:

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O que é um Lead?

Considera-se um nome de uma pessoa ou de uma empresa que poderá estar presente numa lista ou base de dados, já participou em algum webinar ou workshop da sua empresa, entre outras possibilidades, em que a comunicação só foi feita a partir da empresa.

O que é um Prospect?

Um Lead passa a Prospect quando se apercebe de uma necessidade ou de um problema, que a sua empresa pode satisfazer e acrescentar valor. No entanto, podem ser classificados também como contactos que podem ser o cliente tipo da empresa, mesmo que sem expressarem interesse. Neste caso, serão considerados Prospects, antes de serem Leads.

O que é uma Oportunidade?

Quando chegamos à Oportunidade, significa que o nosso Prospect concordou que há algo que ele quer mudar e considerou a sua empresa como um potencial parceiro para o ajudar nessa mudança. Nesta fase, já terá mantido contacto com ele.

Uma oportunidade não se vende por si só! Continua a ser necessário um trigger que transforme estas Oportunidades em Consumidores. “The opportunity is a deal that you have the possibility to close!”

Depois deste ciclo, o objetivo é manter os consumidores, para que voltem e sejam referências para potenciais clientes.

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