Marketing de Conteúdo: métricas importantes

07 de agosto de 2019

Apesar das ações de Marketing de Conteúdo envolverem a estratégia de Marketing Digital, as formas de medir os resultados são diferentes. É preciso acompanhar os indicadores que medem especificamente os resultados conquistados com os conteúdos publicados para o público. A partir do acompanhamento constante desses resultados é possível melhorar constantemente na estratégia adotada.

Confira as métricas importantes para Marketing de Conteúdo:

1. Tráfego

Saber de onde vem o tráfego (Google, Redes Sociais, email, ...) e o tipo de conteúdo que gera mais visualizações irá ajudar a identificar os pontos a melhorar e o que já funciona.

2. Tempo de permanência

A quantidade de tempo que seus visitantes passam no site é um dos melhores indicadores do envolvimento deles com seu conteúdo. Se os visitantes passam menos de 30 segundos no site, é muito difícil que eles se tornem leads – porque é muito pouco tempo para que as informações presentes sejam assimiladas.

3. Visitantes únicos

Não faz sentido gerar conteúdo de alta qualidade se ninguém estiver visualizando. Gerar um alto volume de visitantes únicos que passam poucos segundos na sua página não leva a um resultado concreto. É o que eles fazem quando chegam ao seu site que faz a diferença.

4. Retorno de visitantes

Medir o número de visitantes que voltam ao site informará se o conteúdo alcançou ou não o nível necessário para estimular o visitante a procurar mais conteúdos.

5. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição indica a quantidade de pessoas que não estão interessadas no conteúdo, ou seja, isso é contabilizado pelo baixo tempo de permanência na página. Como a monitorização é feita página a página, é possível controlar a taxa de rejeição de cada conteúdo. Assim, caso as páginas tenham alta taxa de rejeição é necessário melhorar a qualidade ou a relevância do conteúdo.

6. Custo-eficência

Para determinar o custo-benefício destas açoes, calcule o custo de sua campanha em relação ao valor dos leads gerados. Para obter números precisos, considere também os custos intangíveis – tempo de criação do conteúdo, despesas gerais associadas ao computador e a outros equipamentos.

7. Taxa de cliques

Uma das métricas importantes é a taxa de cliques em links – com destaque para a call to action. Quanto maior é o número de cliques, maiores são as chances de transformar esses visitantes em leads.

8. Downloads/formulários preenchidos

Realizar downloads de materiais ou preencher formulários de contato também são indicativos bastante positivos, ficando assim a saber quais são os conteúdos que geram mais envolvimento com a marca/serviço.

Receba as últimas tendências de mercado e aprenda mais sobre Marketing Digital.

Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Axis.
Rua António Cândido Pinto, 32, Fraião, 4715-400 Braga
253 031 855
info@axisconsulting.pt