Branding no Mercado B2B

16 de março de 2020

working-in-a-group-6224.jpg

Branding: A importância e os desafios para o mercado B2B

O verdadeiro desafio para os mercados B2B (Business to Business) não é a gestão das marcas, é a gestão da mudança e adaptação aos novos tempos, e convencer o CEO e a gerência que não estão a dar do valor devido a essa gestão.

Num mercado B2B, é importante convencer a gerência de que ter uma marca e desenvolver essa mesma marca é importante.

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing, no seu livro B2B Brand Management, aponta que o Branding ainda não visto como relevante no mercado B2B. Os gestores estão convencidos de que é um fenómeno apenas direcionada para produtos de consumo porque acreditam que estão num tipo de mercado de especialidade ou comodidade.

Porquê que o Branding é um desafio no marketing B2B?

A construção de marca é desafiador para os profissionais de marketing B2B por 3 razões:

  1. A pressão para entregar vendas a curto prazo: o papel principal do marketing no B2B é impulsionar o crescimento, e isso assume a forma de gerar leads de qualidade.

  2. A crença interna da gerência e, em particular, da equipa de vendas, de que o cliente B2B típico conhece muito sobre os seus produtos e os dos concorrentes.

  3. O marketing tem diferentes atuações: o marketing corporativo promove a marca da empresa, ou seja, geração de leads ou campanhas de inbound marketing, o marketing de campo promove o In-Market, isto é as comunicações de marketing possuem as comunicações, o canal e até as PR associadas.

Mas ... o que é o Branding?

É uma forma de gerir as estratégias de marca de uma determinada empresa. Essa gestão inclui o planeamento a longo prazo e criação e gestão dos elementos da sua identidade visual, para assim, conseguir potencializar e perceção da sua empresa na mente dos consumidores.

Branding trabalha com o conceito de que uma marca precisa de ser planeada, estruturada, gerida e promovida. É garantir que o seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltada para o que a sua marca é e como quer ser percebida.

Algumas pesquisas mostram que trabalhar o branding da marca a longo-prazo é tão importante quanto os recursos e o preço de um produto e que a publicidade da marca realmente funciona no B2B para impulsionar escolhas e as receitas dos compradores.

Receba as últimas tendências de mercado e aprenda mais sobre Marketing Digital.

Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Axis.
Rua António Cândido Pinto, 32, Fraião, 4715-400 Braga
253 031 855
info@axisconsulting.pt