Não usar um CRM- Riscos

17 de fevereiro de 2020

CRM (Costumer Relationship Management) é um conjuto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. Hoje em dia um CRM é uma ferramenta necessária e essencial para qualquer negócio que possua várias pessoas a fazerem a gestão de clientes. Partilhamos 7 riscos que corre por não usar um CRM:

1) Não há follow-up

80% das vendas requerem 5 chamadas de follow-up após a primeira reunião. 44% dos vendedores desistem após o primeiro follow-up.

Está a deixar muito dinheiro em cima da mesa simplesmente por não fazer follow-up das suas leads de forma sistemática. O CRM fornece os processos, templates, lembretes e automações necessárias para que a sua equipa consiga fazer um follow-up eficiente e fechar mais vendas.

2) Pouca Eficiência

Segundo um estudo de MCkinsey, os colaboradores gastam 1.8 horas por dia, em média, à procura da informação.

Muitos proprietários de empresas subestimam o tempo que a sua equipa gasta em tarefas repetitivas e à procura de informação relativa ao cliente. Com um CRM, consegue centralizar toda a informação dos seus clientes (e-mails, notas, atividades, ficheiros, negócios, etc), eliminando assim a praga da ineficiência que prejudica a rentabilidade da sua empresa.

3) Ausência de Continuidade

Quando um dos seus vendedores deixa a empresa, leva consigo informação importante sobre os clientes? Se não utilizar um CRM para manter de forma contínua a informação atualizada sobre os seus clientes, poderá ter de começar do início sempre que um vendedor sair.

4) Ausência de Visibilidade

A sua equipa poderá estar a enganar-se a si própria (e também a atirar areia para os olhos das chefias) por não estar realmente a fazer chamadas ou os e-mails de follow-up que pensam que estão. Um CRM fornece a visibilidade para que a sua equipa possa avaliar o seu desempenho de forma autónoma. Também o mostra à administração o que está a ser feito para que elas possam ajudar a melhorar algo que não esteja bem.

5) Incapacidade de Planear Estrategicamente

“If you can´t measure it, you can´t improve it”- Peter Drucker

Sem uma plataforma de análise, corre o risco de não se aperceber de potenciais problemas ou oportunidades. Com um CRM terá acesso em tempo real às principais métricas do seu negócio, conseguindo assim mitigar potenciais ameaças e exponenciar potenciais oportunidades.

6) Multas RGPD

Com a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), é fundamental ter uma base de dados organizada e categorizada de acordo com as permissões para o contacto dadas pelo cliente. Se não possui um CRM para centralizar toda a sua base de clientes e guardar esta informação, é muito provável que não esteja a cumprir com o RGPD, correndo assim o risco de ser multado.

7) Perder Competitividade

Em 2010, o mercado dos CRMs estava avaliado em 13,9 biliões de dólares. Em 2017 esse valor já vai em 36,5%.

Cada vez mais as empresas estão a investir em CRMs para otimizar a gestão de clientes, eles são já uma ferramenta fundamental para que uma equipa comercial tenha sucesso. Se a sua empresa ainda não tem um CRM, então é bem provável que os seus comerciais estejam a ser substituídos por outros comerciais mais bem equipados.

Um CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.

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