10 Dicas de E-commerce para ter bons resultados em 2021

Dicas de E-commerce para ter bons resultados

Se está a pensar abrir a sua própria loja online ou está à procura de dicas de e-commerce para melhorar os seus resultados, este artigo é para si.

10 Dicas de E-commerce para ter bons resultados em 2021

1. Utilize uma plataforma profissional

Antes de mais, é importante falarmos sobre a própria estrutura da sua loja online. Hoje, criar o seu e-commerce não é nada complicado, tendo em conta que já existem diversas plataformas de e-commerce que podem ajudá-lo a fazer isso dentro de poucos minutos.

Utilizar uma plataforma profissional ajuda-lo-á a otimizar diversos aspectos do seu negócio, como:

  • Controlo de stock;

  • Histórico de produtos e de clientes;

  • Gestão de entregas;

  • Gestão de meios de pagamento;

  • Certificados de segurança;

  • Entre diversos outros recursos.

Portanto, se ainda não decidiu qual plataforma de e-commerce utilizará, comece a pensar nisso.

2. Disponibilize atendimento através de chat online

Além de oferecer uma página com design profissional e com todos os recursos que os seus clientes esperam encontrar numa loja online, outra excelente dica de e-commerce é investir no atendimento ao cliente e oferecer uma experiência personalizada a cada um dos seus visitantes.

Por isso, instale um chat online na sua página e seja capaz de monitorizar e abordar os visitantes em tempo real, assim como responder às suas perguntas e resolver problemas, sem que precisem de procurar informações noutras fontes.

Hoje, o chat online é considerado o canal de atendimento preferido pelo consumidor digital.

Portanto, não fique atrás dos seus concorrentes e seja capaz de conversar com os utilizadores e aplicar técnicas de venda enquanto estes navegam pelas categorias dos seus produtos.

3. Foque-se na fidelização de clientes

Sabia que o custo de retenção de clientes é 5 vezes mais barato que o custo de aquisição de novos consumidores no seu e-commerce? Confira alguns dados curiosos:

  • Um cliente que já comprou na sua loja online tem 60% de probabilidade de realizar uma nova compra. Por outro lado, um novo visitante que ainda não comprou nada tem apenas 20% de probabilidade de fazer a primeira compra;

  • Em média, 20% de toda a base de clientes de um e-commerce é responsável por 80% da sua receita;

  • Apesar da sua importância, apenas ⅔ das empresas investem e priorizam a fidelização de clientes;

Por fim, aumentar a probabilidade de retenção em apenas 5% pode significar um aumento de até 25% a 95%.

Conhecendo estes números, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de fidelizar os seus clientes.

4. Crie o seu funil de vendas

Um funil de vendas é um modelo estratégico que o ajuda a visualizar toda a jornada do cliente de uma forma mais prática e estruturada – além de o ajudar a organizar os seus processos de venda e estratégias de marketing, utilizando o funil como base.

Topo do funil, é necessário investir em ações que auxiliem os próprios clientes a descobrirem e reconhecerem que possuem um problema – e que este pode ser resolvido pelas soluções ou produtos oferecidos pelo seu e-commerce.

Meio do funil, quando os visitantes já demonstraram interesse nos seus produtos e foram convertidos em leads, é a hora de realizar campanhas e apresentar diferenciais para que possa gerar oportunidades de venda.

Fundo do funil, finalmente é a hora de fechar negociações, invista tanto em ações de marketing quanto na apresentação de descontos e aplique técnicas de venda para atrair o cliente e evitar que o mesmo compre nos seus concorrentes.

5. Gira o relacionamento com os clientes

Gerir o relacionamento com os seus clientes é uma das dicas de e-commerce que não poderíamos deixar de incluir. Estamos a falar de estruturar a sua comunicação e utilizar sistemas projetados para o ajudar a fazer exatamente isso, como é o caso dos sistemas de CRM (Customer Relationship Management).

Utilizando um CRM em conjunto com o seu funil de vendas, poderá rastrear ações e atividades da sua equipa de atendimento e vendas, como por exemplo: entrar em contacto com o cliente, enviar orçamentos, fazer devoluções, apresentar cupões de desconto, realizar follow ups (acompanhamento), entre outras tarefas.

Além disso, os CRMs ajudam-no a qualificar leads e podem ser integrados nas suas plataformas de atendimento ao cliente, como o próprio chat online da sua página.

6. Invista em e-mail marketing

Ainda hoje, o e-mail marketing é um dos melhores canais para enviar promoções e chamar a atenção dos seus consumidores. E isso dificilmente irá mudar nos próximos anos. Confira algumas estatísticas em relação ao e-mail marketing:

  • 76.7% das empresas nacionais adoptam estratégias de e-mail marketing. Dessas, 91% acreditam na sua eficácia;

  • 94.3% das empresas que não fazem e-mail marketing ainda afirmam querer adoptar a estratégia no futuro;

  • 83.2% das empresas que empregam este tipo de estratégia utilizam uma ferramenta de e-mail marketing.

7. Reforce a sua presença nas redes sociais

Assim como o e-mail marketing, as redes sociais também são uma excelente plataforma para criar engagement com o seu público-alvo, realizar campanhas de marketing digital e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca.

Porém, antes de simplesmente criar contas e páginas para o seu e-commerce nas redes sociais, estude o seu público e descubra em qual delas terá mais probabilidade de venda.

Para exemplificar, há uma diferença significativa no tipo de conteúdo partilhado em perfis de negócios do Instagram e páginas de negócios do Facebook.

E claro, lembre-se que ainda é possível investir no marketing de influencers para impulsionar a sua marca.

8. Disponibilize a sua loja online na versão mobile

Utilizar smartphones ou tablets para comprar é uma tendência que continuará em crescimento nos próximos anos, de acordo com diversos estudos e referências obtidas a partir dos anos anteriores.

Portanto, ter uma página inteiramente responsiva e compatível com dispositivos móveis é uma das dicas de e-commerce mais importantes desta lista.

9. Planeie o seu cronograma anual

Outro aspecto importante para todas as lojas online é planear o cronograma anual e estruturar as ações e estratégias que serão aplicadas em datas especiais, como é o caso da Black Friday, Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Pais, ou essencialmente qualquer outra data pertinente e significativa para o seu negócio.

Portanto, não deixe para a última hora, estruture um planeamento anual para que possa estar preparado quando essas oportunidades de gerar mais vendas online aparecerem.

10. Solicite feedback dos seus clientes

Por fim, é muito importante dar voz aos seus consumidores e solicitar feedback para que possam avaliar a qualidade dos seus produtos e serviços.

Só assim poderá identificar problemas o mais rápido possível e realizar ajustes ou correções antes que estes possam impactar negativamente a experiência de compra online de múltiplos clientes.

Faça pesquisas de satisfação e peça aos seus clientes para deixar comentários na sua página de produto, a informar se gostaram do tempo de entrega, da qualidade do produto em si, entre outros fatores.

 

Esperamos que estas dicas de-e-commerce possam ajudá-lo a impulsionar o seu negócio e-commerce ou a começar com o pé direito a sua viagem de criar e lançar a sua primeira loja online.

 

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Fonte: jivochat.pt